quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Curiosidades - Absurdos & Bizarrices


Nesta quarta-feira, é chegada a hora de publicar a terceira e última parte das curiosidades históricas e mais bizarras do mundo. Acontece tanta coisa inimaginável e absurda em nosso planeta, que às vezes é difícil de acreditar. Porém, você pode crer nos estranhos fatos relatados a seguir, pois a veracidade é confirmada e garantida. Se bem que as curiosidades desta última parte não são assim tão surpreendentes quanto às relatadas na (para conferir, clique aqui!) e parte (para conferir, clique aqui!) anteriormente publicadas. Mesmo assim, vale a pena conferir com certeza!


Como seria Paris sem a Torre Eiffel?

Quando da ocasião da construção da Torre Eiffel, um grupo de 380 intelectuais e artistas franceses entregou um manifesto ao governo em janeiro de 1888, exigindo a demolição da "horrível monstruosidade" que estava sendo erguida na cidade-luz. Obviamente a solicitação não foi aceita e a Torre se tornou o maior símbolo da capital francesa e um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. O monumento tem este nome porque foi idealizado e construído por Gustave Eiffel.


Uma república no balão

O mundo está repleto de malucos de todos os tipos que fazem loucuras absurdas. Mas você já imaginou uma situação em que um anarquista cria um país só seu? Num balão? Pois é verdade. Aconteceu na Áustria, quando um homem com a sanidade mental suspeita proclamou a República do Planeta Mosquino, em um balão suspenso a três metros de altura, no Parque Platter, em Viena. Segundo ele, o ar não é propriedade de ninguém. A polícia austríaca invadiu o “país” imaginário e o prendeu por perturbação da ordem pública. É cada uma...


Os cabelos de 2 metros de comprimento

Em 1920, Jackie Walls era uma “publicitária” diferente. Ela fazia propaganda do tônico capilar que fabricava através de seus longos cabelos que mediam 2 metros e 34 centímetros e por causa de tais madeixas se tornou muito famosa nos Estados Unidos. Porém, em 1931, seus fartos cabelos se embaraçaram de tal forma que ela foi obrigada a cortá-los. Resultado: o negócio faliu.


O disfarce que levou um médico à fogueira

Na Idade Média, o momento do parto das mulheres era um acontecimento exclusivamente feminino e cheio de recato. Até as próprias parteiras faziam o seu trabalho com as mãos debaixo das saias das parturientes. Mesmo sabendo disso, um médico alemão disfarçou-se de mulher para assistir a um parto de determinada senhora, no longínquo ano de 1521. O médico acabou sendo descoberto e foi parar na fogueira. Coitado...


O vilarejo que tem apenas uma criança

No dia 11 de outubro de 2001, o pacato vilarejo espanhol Vallfogona de Riucorb, situado na fronteira entre as províncias de Lérida e Tarragona, esteve em festa. O motivo de toda a comemoração era o nascimento de Ágata Brun Ubach, a primeira criança a nascer na localidade nos últimos 16 anos. A média de idade dos moradores do pequeno povoado é de 60 anos e Ágata é a única criança. A maioria dos 50 moradores do local participou das comemorações e presenteou o bebê. Agora imaginem quantos presentes Ágata deve ter recebido no Dia das Crianças...


175 dias para correr ao redor da Terra

Se uma pessoa decidisse percorrer ininterruptamente toda a extensão do planeta, levaria aproximadamente 175 dias para terminar a missão. Toda a Terra possui 39.830 km de diâmetro e seria preciso correr cerca de 9,5 km por hora para conseguir dar a volta completa. Uma outra curiosidade: o diâmetro da Terra foi calculado pela primeira vez na Alexandria entre 276 a.C. e 196 a.C. Por meio de cálculos matemáticos baseados nas projeções de sombras em distintos lugares, o estudioso Eratóstenes chegou ao resultado aproximado de 40.000 km.


Apostando a própria vida

Segundo uma crônica de Santo Ambrósio, os Hunos, (um dos povos bárbaros e nômades mais violentos e ávidos por guerras provenientes da região da Mongólia na Ásia), apostavam a própria vida no jogo de dados, um dos mais antigos do mundo. E se o vencedor perdoasse o perdedor isso não servia muito para amenizar a situação, pois mesmo assim o perdedor cometia suicídio, devido à perda de sua honra.


A ponte dos destroços

Em 1947, o barqueiro italiano Guido Bartoloni foi protagonista de um dos mais impressionantes casos de força de vontade e iniciativa pessoal. Ele conduzia pessoas de uma margem a outra do rio Arno, que separava as aldeias de Anchetta e Vallina, ambas localizadas próximo à Florença. O humilde barqueiro construiu sozinho uma ponte metálica, utilizando somente cabos e vigas que encontrara nos destroços ocasionados pela Segunda Guerra Mundial. Ficou rico cobrando pedágio.

Fonte: Portal Terra

3 comentários:

Thaza disse...

Eu ia comentar o do Balão, mas ai já vi a única criança no vilarejo, o cabelão... enfim, muita bizarrice.
Gente louca nesse mundo é o que mais tem!!!

bjos

• blogaritmox • disse...

haha, realmente, coitado do médico... fosse hoje...!

eu só sabia, por ouvir falar, a da torre eiffel. acho que se eles tivessem conseguido, paris seria famosa pela "monstruosidade" que seria construída no lugar. ou não


abraço!

Keli Wolinger disse...

Quanta bizarrice junta fica difícil de comentar, mas a do jogo de dados é o cúmulo.

Abraços, keli