quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Som no Anexo! - "Back to Black", de Amy Winehouse




Nesta quarta-feira, a seção "Som no Anexo" - que sempre relembra canções e clipes de um passado recente, dos mais variados estilos musicais - traz um dos principais e mais bem-sucedidos singles da cantora inglesa Amy Winehouse.
Trata-se de "Back to black" (que em português pode ser traduzido como "De volta ao fundo do poço" ou "De volta ao escuro"), o terceiro single e faixa-título do segundo álbum de estúdio da polêmica e controversa artista.
Lançada na Inglaterra no dia 30 de abril de 2007 e no restante do mundo em 7 de março de 2007, a música de gênero soul/jazz, é inspirada em "Baby Love" de 1964, da banda "The Supremes" e em "Be my baby" de 1963, da banda "The Ronettes".
Composta por sua famosa intérprete e por Mark Ronson (que também é o responsável pela produção e arranjos da canção), "Back to black" alcançou excelentes posições nas paradas musicais pelo mundo afora e é considerada uma das músicas mais bem-sucedidas de Amy. Também não podera ser diferente. A canção é ótima, muito bem produzida e se destaca no álbum, sem ficar devendo nada a "You know i'm no Good" ou "Tears dry on their own". Pessoalmente, é a minha preferida entre todas as músicas de Amy Winehouse e a ouço com bastante frequência. A voz potente e privilegiada de Amy faz toda a diferença na música em si e a coloca na lista das melhores desta década.
O videoclipe também não fica atrás e faz jus à música. Lançado em 24 de março de 2007, o vídeo é feito todo em preto e branco e mostra um sombrio funeral (posterior a um cortejo fúnebre) em que Winehouse lamenta sobre uma sepultura que possui a seguinte inscrição: "R.I.P. The heart of Amy Winehouse" (R.I.P. O Coração de Amy Winehouse).
As cenas do cemitério foram filmadas no Abney Park e as demais nos Jardins Gibson, ambos em Londres. Um clima melancólico envolve todo o desenrolar do videoclipe, que assim como a música, é considerado um dos melhores trabalhos de Amy.
No YouTube, "Back to black" possui mais de 13,3 milhões de visualizações.

Confira o videoclipe de "Back to black" no player abaixo:


3 comentários:

Tô Ligado disse...

A Maísa do seculo 21!!!
kkk

Bom Meio de Semana!

Blogaritmox disse...

"Back to black" (o álbum) tem muitas músicas de que gosto muito - dentre elas, "Back to black" (a música).

Estou torcendo para que Amy ainda seja capaz de produzir algo nessa linha de qualidade.

altieres bruno machado junior disse...

Olá Júnior

Eu adoro a Amy Winehouse, apesar de seus problemas, ela sem dúvida é uma ótima cantora. Seus clips, assim com suas músicas, são incríveis, conseguem traduzir em imagens o que ela canta. Esse Back to black não é diferente!

Abrços e até mais.