segunda-feira, 29 de junho de 2009

"O Pasquim" completa 40 anos


Há cerca de 40 anos, no dia 26 de junho de 1969, o primeiro número do jornal alternativo "O Pasquim" passava a circular no Brasil.

"O Pasquim" foi um semanário nacional editado de 1969 a 1991, reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar. De uma tiragem inicial de 20 mil exemplares, que a princípio parecia exagerada, o semanário (que sempre se definia como um hebdomadário) atingiu a marca de mais de 200 mil em seu auge, em meados dos anos 70, se tornando um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro.

A princípio "O Pasquim" era uma publicação comportamental (falava sobre sexo, drogas, feminismo e divórcio, entre outros), porém, foi se tornando mais politizado a medida que aumentava a repressão da ditadura (1964-1985), principalmente após a promulgação do repressivo ato AI-5. "O Pasquim" passou então a ser porta-voz da indignação social brasileira e além disso passou a servir também como base de apoio para uma nova geração de quadrinistas que começava a surgir naquela época.

Abaixo, você confere o traço de Henfil (1944-1988), um dos quadrinistas de "O Pasquim".

Fonte: Wikipédia e Blog dos quadrinhos

2 comentários:

• blogaritmox • disse...

O Pasquim fez história! Virou metonímia! Fez o jornalismo que o Brasil precisava (e ainda precisa)

Abraço!

Tô Ligado disse...

Hehe, Pasquim fazndo hitória... Bons tempos aquele.

Abraços
Brunno