quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Aniversário do Anexo Secreto


O post é longo, mas a ocasião especial permite tal exagero :)


Hoje fazem exatos 12 meses que a primeira postagem do “Anexo Secreto” foi publicada. Tratava de um post comum a todos, ou pelo menos a maioria dos espaços da blogosfera: uma apresentação do que seria este espaço e os objetivos que eu pretendia alcançar com os conteúdos publicados. Logo em seguida, havia uma postagem intitulada “Por que Anexo Secreto?”, que esclarecia os motivos de eu ter escolhido este nome para meu primeiro blog. Quem é leitor antigo do Anexo deve se lembrar... Trata-se de uma humilde e singela homenagem ao best-seller “O Diário de Anne Frank” (se ficou curioso, clique aqui).



Às vezes me pego relembrando os primeiros passos do Anexo. Creio que a maioria dos blogueiros passa pelas mesmas situações de ficar esperando ansiosamente o primeiro comentário em algum conteúdo publicado e de procurar fazer tudo da melhor maneira possível com a intenção de criar um espaço virtual aconchegante e atrativo. Lembro perfeitamente de ficar acessando o blog a todo o momento para ver se havia algum comentário e da decepção quando via que não tinha nenhum (risos).
O visual do blog em seus primeiros meses era bem simples e modesto. O template “Tic Tac” de cor azul dava um toque impessoal e meio sem graça ao Anexo e por isso decidi que seria melhor torná-lo mais original e representante da minha personalidade e gostos particulares. O resultado é este visual atual que apesar de continuar bem simples, me deixa muito satisfeito.
O primeiro comentário que o Anexo teve o privilégio de conseguir foi do parceiro e colega Luck, do ótimo blog “Frango com Tudo Dentro”, o qual recomendo a todos que estão lendo esta postagem. Foram logo três de uma vez só e isso me deu bastante força e motivação para continuar nesta empreitada recompensadora.



A partir dali o Anexo foi atraindo um número razoável de leitores e leitoras, seja através de divulgações minhas pela blogosfera, por propostas de parcerias ou por puro interesse daqueles que por acaso estavam passando por aqui. Um post em especial pode ser apontado como aquele que deu o pontapé inicial na “consolidação” do blog (não consegui achar uma palavra melhor para expressar isso). “Desenhos que causaram polêmica” passou a ser o post mais prestigiado até aquele ocasião. Não foram 20, nem 15, nem 10 comentários. Foram 4. Mas vocês não fazem idéia do quanto estes quatro comentários foram valiosos para este blogueiro. Pode parecer exagero da minha parte, mas não é de forma alguma. Sempre tive muita vontade de criar um espaço como este e constatar que quatro pessoas leram e gostaram daquilo que produzi me deu muita satisfação na época e me dá até hoje, com certeza.
O tempo foi passando, passando e o blog foi crescendo com um ótimo número de leitores que sempre prestigiavam os conteúdos publicados. Especiais, seções de destaque e posts variados pontuavam e ainda pontuam o Anexo. “Destaques do Cinema”, “Por Onde Anda?”, “Tira da Semana”, "Mundo Musical", a recém saída do forno “DVD Collection” e “Notícias da TV” são algumas das seções periódicas daqui, sendo que a única que não resistiu para contar a história foi “Som no Anexo”, uma série de posts meio insípidos sobre músicas que fizeram muito sucesso em um passado recente. Apesar de em algumas ocasiões, este blogueiro ficar meio distante por alguns dias, podem ter certeza que é isso é contra minha vontade e os motivos são bem variados, desde problemas de conexão até a conhecida falta de oportunidade para postar.



No mês de outubro de 2009 fui obrigado a tomar uma decisão muito difícil: encerrar as atividades do blog, por pura falta de tempo e de oportunidade para produzir e publicar conteúdos. Naquela época, eu realmente estava enfrentando uma carga muito pesada de compromissos e trabalhos da universidade e as publicações do blog estavam caindo vertiginosamente. Decisão tomada, decisão comunicada. E no dia 27 de outubro do ano passado anunciei o fim do Anexo Secreto. Até hoje, a postagem de despedida “É o fim” é a que detém o recorde de comentários deste blog. Foram 23 afetuosas despedidas dos colegas blogueiros e declarações que me desejavam boa sorte nos estudos e novos planos.



Eis que “apenas” quatro meses depois uma postagem intitulada “O Recomeço” retomava as atividades do Anexo. Os motivos da volta eram bem simples. Não consegui ficar sem postar e fazer parte do interessantíssimo universo da blogosfera. Meu tempo continuava (e continua) escasso, mas fazer o quê? Era mais forte do que eu.
É evidente que não consegui recuperar todos os leitores mais antigos, mas um número bem significativo de blogueiros parceiros voltaram a prestigiar os conteúdos do blog.
A proposta guia deste espaço sempre foi o de manter uma miscelânea de assuntos, idéias e conteúdos e acredito que nesses doze meses esta meta tem sido alcançada em certa medida. Fico muito contente com isso.
Desejo sinceramente que continuem acessando e comentando neste espaço e que as novidades que vem por aí agradem a todos. Fortes abraços a todos (as).

Alguns números do Anexo:
  • O post mais acessado até hoje foi uma edição especial da “Tira da Semana” que homenageava os 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa. E é claro que a HQ era da “Turma da Mônica”. Foram 948 acessos;
  • A postagem que recebeu mais comentários até hoje foi “É o fim” que decretava por encerradas as atividades do blog. Foram 23 participações no total;
  • O número total de posts do blog até hoje é 194 (estamos chegando aos 200!);
  • Pelas minhas contas, cerca de 95% dos leitores do Anexo Secreto são do sexo masculino;
  • O Anexo tem parcerias com 29 blogs, todos de ótima qualidade;
  • Os colegas e parceiros que mais comentaram até hoje no blog foram Alan Raspante (Cinema Público), Thicovski (Blogaritmox), Brunno Luiz (Tô Ligado) e Augusto César (Panorama TV, Hint e Tele Memória) ;
  • O número de aspas que utilizei até hoje nas postagens do blog ultrapassam a marca de 1.000.000. Prometo que de hoje em diante vou tentar diminuir essa "mania"*. Oops! ;
  • O número de vezes que usei as expressões “Os leitores do Anexo Secreto” e “O blog Anexo Secreto” nos posts já passaram de 500.000. * Idem;

7 comentários:

Blogaritmox disse...

Nem lembro quando nos conhecemos! Fico muito feliz por você ter conseguido alcançar a marca de 1 ano. Parabéns por tudo que você conquistou com o Anexo ao longo desse tempo.

Seja o seu ritmo qual for, que venham os próximos aniversários do blog.

Tô Ligado disse...

Cara, antes dos parabéns gostaria de te lembrar do meu comentário em seu blog qnd vc anunciou o fim: que isso era uma fase e que logo vc voltaria.Lembro beem disso, tanto que nem tirei seu link lá do Tô Ligado!

hehehe... me identifico muito aqui. Gostei do seu texto.. especialmete pela sinceridade. Nós blogueiros sabemos como cada comentário vale a pena.

O Anexo é um espaço que eu gosto muito pois assim como minha proposta tem um pouco de tudo.

Parabéns a vc e ao Anexo. Que muitos outros anos venham....

P.S.: Desculpe a ausência, mas como disse Alan, estou no mundo dos com net sem net.

Abraços

Alan Raspante disse...

Lembro até hoje quando visitei o teu blog. Eu tinha o 'NAUM ACREDITO' (ai ai). Entrei no seu blog por acaso (acho que foi pelo Anacronica-keli), ele tinha ainda aquele visual do Tic Tac e lembro até hoje do post, era um falando da turnê do Michael Jackson que ele pretendia fazer, rs, viu lembro até hoje...
Parabéns J. Júnior pelo ótimo blog que você realiza, 'Anexo Secreto' de uma forma ou de outra ele faz parte da gente, mesmo não parecendo, a gente se apega muito a não só os blogs da gente mesmo, os dos nossos amigos também.
Cara, eu comentei tanto assim ? rs
Também tenho mania de aspas, acho até que peguei de você.

Parabéns por este 1 ano e que mais anos virão!

Britto disse...

Parabéns, Júnior, por este primeiro ano de Anexo Secreto! Todo blogueiro sabe como é difícil manter um blog, e você tem feito isso de maneira elogiável. Mesmo que o intervalo entre as postagens não seja menor, dá pra ver o seu empenho em cada post que publica. É por isso que passo por aqui quase todos os dias e tenho o prazer de exibir seu link entre meus parceiros.
Espero que essa caminhada dure por ainda muito tempo!

Gustavo Fiorini disse...

Oi Júnior! Olha só, o Anexo já está comemorando seu primeiro ano!!! Fico muito feliz - e orgulhoso - em saber que faço parte dos primeiros doze meses deste espaço, que é um dos blogs mais originais e caprichados que conheço. Você está de parabéns!

Não estou por aqui desde o início, mas já andei vasculhando os seus arquivos há um temmpo atrás. Li inclusive as primeiras postagens, que, diga-se de passagem, já pressagiavam a excelente qualidade que você imprimiria ao Anexo Secreto dali pra frente.

Desejo que o blog siga prezando pelo bom conteúdo. E nem pense em tirar novas "férias"! Pessoas como você, Júnior, deveriam ser proibidas de se afastar da blogosfera, hehehe... Parabéns mais uma vez! Abraço forte!

André San disse...

Um ano... que delícia! É sempre bom quando um ano se passa e podemos fazer um balanço do que foi bom e ruim. Assim, renovamos as energias para um recomeço. Cada novo ano é um recomeço. Então, parabéns pelo um ano do Anexo, um dos melhores conteúdos que já vi na blogosfera (e olha que o páreo é duro!) e muita, muita sorte nos próximos anos que virão! Forte abraço!
André San, www.tele-visao.zip.net

Anônimo disse...

Parabéns por esta conquista, são poucos blogs e, consequentemente blogueiros, que conseguem esta marca. Parabéns e vida longa ao Anexo...que ele tenha "vida eterna"...
Um abraço