segunda-feira, 28 de junho de 2010

DVD Collection – "101 Dálmatas" (Edição Platinum)



A edição que dá o pontapé inicial da seção “DVD Collection*” traz para os leitores do Anexo Secreto uma resenha sobre o DVD de uma das animações clássicas de Walt Disney mais memoráveis e cativantes de todos os tempos: 101 Dálmatas.
Trata-se da edição Platinum de colecionador com DVD duplo e livro ilustrado, que adquiri no mês de dezembro do ano passado e que se tornou o primeiro item de minha ainda modesta coleção Disney. “Ainda”, porque pretendo dar continuidade à minha coleção de animações variadas e quem sabe ter em posse um acervo numeroso e super qualificado de produções animadas.
Mas vamos realmente ao que interessa. Através dos textos simplificados da capa do DVD pode-se ter uma noção da história retratada em 101 Dálmatas, baseada em obra homônima da escritora inglesa Dodie Smith. Leia abaixo, na íntegra:

“101 Dálmatas encantou gerações com seus inesquecíveis cãezinhos em uma história memorável, cheia de humor e suspense. Agora, totalmente restaurado, com bônus inéditos, curiosidades, jogos e uma emocionante carta de Walt Disney, este clássico está de volta, mais divertido do que nunca! Cruela Cruel, a vilã mais malvada da Disney, inicia esta aventura seqüestrando todos os filhotes de Dálmatas em Londres – incluindo os 15 filhotes de Pongo e Prenda. Agora, os corajosos pais têm a responsabilidade de reunir toda a população canina em uma missão cheia de suspense para salvar os inocentes filhotinhos da horrível vilã.”

Coma já disse anteriormente, a edição é composta por um DVD duplo e um belíssimo livro ilustrado. Uma luva de material resistente desempenha o papel de invólucro da mídia em si e do livro de imagens, sendo que o DVD duplo ainda é envolvido por uma outra luva com detalhes em relevo no título do longa animado e também efeitos metalizados em praticamente toda a sua extensão. Já a última embalagem que “finalmente” traz os discos que contém o filme e os extras é aquela típica das edições Disney: um resistente estojo Amaray branco com uma aba que comporta o disco que contém o filme. Uma informação adicional é de que as ilustrações da luva e da capa do estojo Amaray são as mesmas, sendo que os efeitos que dão um diferencial ao produto estão presentes apenas na primeira.
No interior do estojo ainda encontramos um “Guia do DVD” de oito páginas**, que apresenta aos colecionadores/consumidores algumas informações acerca da nova restauração digital com imagem e som aprimorados e também detalhes dos extras que podem ser conferidos na edição (a listagem dos bônus você confere mais adiante). Além disso, há um mapa de navegação e alguns jogos de intuito publicitário (como não poderia deixar de ser, eles são de marcas de ração para cachorros).
Já o exclusivo e primoroso livro ilustrado possui 96 páginas que mostram através de imagens inéditas, todo o making of de “101 Dálmatas”, imagens de storyboards, de cenas do filme em si, curiosos esquemas de personagens, entre outros conteúdos que são de encher os olhos daqueles que admiram esta realização incomparável de Walt Disney. Aliás, todas as vezes que necessito pegar este item da minha coleção, sou inconscientemente compelido a sentir o aroma das páginas do livro, pois elas exalam um cheiro muito bom. Industrializado, mas delicioso.
No que se refere aos menus animados, estes são em minha opinião alguns dos mais bacanas e bem feitos de todas as edições de filmes da Disney. Nota-se que houve uma preocupação em fazer tudo de uma maneira bem especial e cuidadosa, o que torna a experiência de assistir ao filme ainda melhor.
Particularmente, eu estava muito ansioso por dois aspectos desse DVD quando o adquiri: a qualidade do som e da imagem. O motivo era o fato de que minha antiga fita VHS de “101 Dálmatas” – que adquiri em uma locadora que estava trocando todo o seu acervo por DVDs – está com o áudio muito baixo e desgastado e a imagem muito ruim, o que dificulta ouvir o som e assistir a animação. Por se tratar de uma edição Platinum, é claro que o som e a imagem seriam de excelente qualidade, pois a Disney preza muito estes dois aspectos em seus produtos.
Concluindo esta parte desta longa resenha, posso afirmar com convicção que se você não tem esse item em sua coleção e gosta deste estilo de filme, não pode deixar de comprá-lo e conferir. Além da animação ser incrível, a mídia em si não deixa a desejar em absolutamente nada.

Confira abaixo, algumas fotos da edição Platinum de “101 Dálmatas”, com DVD Duplo e Livro Ilustrado (clique para ampliar):











© Fotos de minha autoria.

Para conferir capturas de imagens dos menus do DVD, clique no dálmata
acima ou aqui!


Sobre os extras:

Os extras desta edição de “101 Dálmatas” são um capítulo à parte. Acredito que seja o item de animação da minha coleção com o material adicional mais atraente e completo, sendo que demorei duas tardes inteiras para assistir e conferir tudo quando o adquiri. Primeiramente, há inúmeras curiosidades e informações muitíssimo interessantes acerca da criação e produção do longa em “Redefinindo um Estilo: Por Trás das Câmeras de 101 Dálmatas”, no qual somos levados a embarcar em todo o processo que culminou nessa obra de arte sofisticada e inovadora chamada “101 Dálmatas”. Outro extra que merece destaque com certeza, é “Sinceramente Seu, Walt Disney”, que consiste em uma espécie de “dramatização” da troca de correspondências entre a autora do livro que inspirou o filme, Dodie Smith, e Walt Disney. Nesse extra eles se superaram... Considero-o mais interessante de todos. É envolvente e empolgante acompanhar as palavras trocadas entre os dois durante determinado período de tempo, anterior e posterior à produção do filme e saber um pouco mais da relação amigável e cordial que surgiu entre eles durante a realização do longa.
Pois bem. Esses são os dois extras que escolhi para detalhar um pouco mais, porém, a edição de “101 Dálmatas” conta com uma imensidão de materiais adicionais, todos de uma qualidade incrível. Aqueles que compram os DVD’s, mas não tem o hábito de conferir os extras, não sabem o que estão perdendo.

Especificações técnicas do filme***:

Idiomas
: Inglês / Português / Espanhol;
Legendas: Inglês / Português / Espanhol (todos os conteúdos do DVD são legendados);
Som: Dolby Digital 5.1 Enhanced Home Theater Surround Sound;
Apresenta: Seleção de cenas e Menus Animados

Extras:

1.Por Trás das câmeras:
  • Redefinindo um Estilo: Por Trás das Câmeras de 101 Dálmatas;
  • Sinceramente Seu, Walt Disney – Aprecie a Carta Original de Walt Disney à autora do livro;
  • Cruella Devil, Desenhada Para Ser Má – Descubra a Inspiração Por Trás da Vilã Mais Maligna da Disney;
  • Trailers, Chamadas de Rádio e TV (do lançamento em 1961 e dos relançamentos nos anos de 1969, 1979 e 1985);
  • Músicas Inéditas;
  • Galerias de Arte.

2.Jogos e Atividades:

  • Jogo Dálmatas Virtuais – Mais de 101 Possibilidades: Adote, Treine e Cuide do Seu Próprio Filhote;
  • Jogo de Curiosidades – Enquanto você assiste ao Filme, Descobre mais de 101 Curiosidades Interessantes;
  • 101 Dálmatas Brincando com Jogos de Linguagem.

3.Videoclipe Inédito “Cruella Devil”, interpretado por Selena Gomez.

.:Preço: Na época que adquiri esta edição de “101 Dálmatas”, o preço estava em R$ 39,90. Com o frete, acabou ficando em R$ 48,39. Atualmente, ela se encontra em moratória****, mas ainda pode ser encontrada em algumas lojas virtuais e físicas.



* A periodicidade da seção “DVD Collection” é bimestral;
** As referidas oito páginas são todas as faces do papel. Na verdade, o “Guia do DVD” possui apenas quatro páginas únicas;
*** Todas as especificações técnicas foram retiradas na íntegra da própria capa/luva da edição;
****Moratória é um longo período de tempo em que as edições de alguns clássicos Disney ficam indisponíveis para compra. Segundo os executivos da empresa, isso garante uma maior valorização dos clássicos do estúdio, e é claro também muitos lucros, pois assim que eles chegam às prateleiras os colecionadores e compradores correm para garantirem os seus.

.: Ao final de cada edição de “DVD Collection” terá lugar esta dica super importante:

Todos os direitos reservados a Walt Disney Company ®.


Não deixe de comentar sobre esta 1ª edição de "DVD Collection".
Gostou? Não Gostou? O que pode melhorar?
Conto com as opiniões de vocês!


11 comentários:

Gustavo Fiorini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Fiorini disse...

Li tudo, inclusive dei uma olhada nas capturas dos menus. O que tenho a dizer? Parabéns por essa primeira edição da seção "DVD Collection" - conseguistes superar minhas expectativas!

Lembro que ganhei da minha mãe um livro ilustrado desse clássico de Walt Disney quando tinha, sei lá, uns sete anos. Faz tanto tempo que eu nem sei que fim levou esse presente, hehe...

Me recordo também de assistir o desenho no extinto "TV/Disney Cruj" (SBT). Era diversão garantida! Saudades desse tempo!

Você gosta de sentir o cheiro das páginas do seu livro ilustrado? Hehehe... Esse é um dos meus grandes hobbies! Mas no meu caso, claro, me refiro às minhas revistas. Tenho uma vasta coleção de revistas das mais diferentes áreas. Quando estou sem nada pra fazer, fico sentado com um monte delas no colo... sentindo o cheiro de cada uma, hauahauahau... Coisa de louco (ou de colecionador, não sei).

Mais uma vez, meus parabéns por este excelente especial. Aguardando o próximo...

PS: desculpe por essa minha "mania" chata de excluir o primeiro comentário. É que sou virginiano (perfeccionista ao extremo, rs).

Abraço, Júnior!

Alan Raspante disse...

Caramba J. Júnir, está bem caprichada esta coluna, hein ?
Muito bem feita e completa com todas as informações. Parabéns!
Também gosto de 101 dálmatas, acho bacana e parabéns por ter adquirido o DVD que pelo valeu muito a pena!
Abs.

Britto disse...

Parabéns pela nova coluna! Excelente!
É pra matar um de inveja, né...
Tenho 101 Dálmatas o filme, só que ainda em VHS... e também um livro com a história do filme, que é muito bom!

Gabriel Leite disse...

cara essa edição é um luxo...
adoro 101 dalmatas, cruela cruel, cruela cruel ashaysashausa.
Cruela é uma vilã incrivel, parabéns, li tudo.Muito bom seu texto fiquei até com vontade de ter uma edição dessa.
e muito obrigado por divulgar meu blog aqui, é uma honrra, virei fã do anexo desde que conheci...vle mesmo.

Unknown disse...

adorei a dica, boa semana

Blogaritmox disse...

Muito boa matéria. Completa, na medida certa.

É legal saber a preocupação que a Disney tem com a qualidade de seus DVDs. São toneladas de extras, algo que vai além do meramente "raro". Hoje em dia a economia dos estúdis no material adicional de seus produtos, é algo vergonhoso. Do tipo: "Extras: menu estático". Ah, vá.

Parabéns a você pelo trabalho e à Disney, por ter te inspirado!

Maciele disse...

Belo (de verdade) post especial, J. Júnior!!!!! Não tenho nenhum DVD dos Dálmatas, mas gosto muito da história. Bjos!

Tô Ligado disse...

Nossa, muito boa sua coluna. Espero vê-la novamente. Também sou contra a pirataria. Acho injusto com osprofissionais envolvidos... mas tbm é injusto os preços cobrados pelos produtos né?

Não dá pra comentar mais, pq tô no meio da aula. Sucesso a esat coluna (mais uma vez) hehee

Bom findi!

André San disse...

Sensacional! Adoro 101 Dálmatas e quero um DVD desses pra mim também! Huhaauahaua! Abraço!
André San, www.tele-visao.zip.net

aionr disse...

Adorei a nova sessão, e espero por mais dela :)

Muito show os DVDs, para quem é fã, é um achado e tanto.