sábado, 3 de abril de 2010

Os primeiros passos de Snoopy e sua turma


Foi lançada na semana passada através da editora L&PM, a segunda coletânea de tiras de Snoopy, criação do estadunidense Charles Schulz. Com 321 páginas, capa dura e custando R$ 68,00 (o preço não é muito convidativo, não é mesmo?), a publicação de nome “Peanuts Completo: 1953-1954” já revela o que suas páginas reservam aos fãs e admiradores das histórias em quadrinhos de um dos cães mais famosos do mundo. Trata-se de uma reunião mais que completa das tiras e HQs publicadas nos Estados Unidos durante o período fixado em seu título, sendo que nessa época Snoopy ainda era apenas um cãozinho comum, mascote da turma do impopular Charlie Brown. Este, ao contrário de seu cão, já possuía as características conhecidas do grande público atual, incluindo-se aí as físicas e psicológicas. O mesmo acontecia com os demais personagens da turma.
O temperamento e o visual de Snoopy seriam alterados somente nos anos posteriores e aí sim ele ganharia as características que o tornariam célebre até a atualidade, sendo estas as principais marcas da franquia.
Charles Schulz publicou a primeira tira de Snoopy em 2 de outubro de 1950 e não teve a oportunidade de ver sua última criação nas páginas dos jornais, pois morreu um dia antes, vítima de câncer, em 12 de fevereiro de 2000.
“Peanuts Completo: 1953-1954” é a segunda publicação de uma coleção que no exterior já soma uma dezena de títulos.
Uma outra excelente dica é o primeiro volume lançado pela L&PM no final do ano passado, que reúne as histórias em quadrinhos de Snoopy publicadas entre 1950 e 1952, ou seja, os primórdios da franquia que se tornou conhecida em todo o mundo.
Segundo informações da própria editora nas últimas páginas da obra, no final deste ano será lançado o terceiro volume que contará com HQs de 1955 e 1956.

Charles Schulz em 1956, desenhando o menino de "oito anos e meio" Charlie Brown. "Que Puxa!"


4 comentários:

Érico disse...

O jeito é esperar o preço baixar. Porque 68 mangos, meu amigo...

J. Júnior disse...

É verdade, Érico. Apesar de se tratar do Snoopy, 68 reais é mesmo bem caro e nada convidativo.

Seja bem-vindo ao Anexo Secreto.

André San disse...

Eu sou fã de carteirinha dos Peanuts! Adooooooooro mesmo! Os desenhos animados do Charlie Brown, então, nossa... Desenho regado à jazz, silêncios, filosofia... Não existe nada igual! E gostei de saber que Sailor Moon pode voltar à TV. Gosto da Serena! Via na época da TV Manchete e me pego cantarolando a música de abertura até hoje... Abraço!
André San, www.tele-visao.zip.net

J. Júnior disse...

André,

Também gosto muito de Snoopy e sua turma, tanto nos quadrinhos quanto nos desenhos animados. São realmente demais e de um nível incrível! Sobre Sailor Moon, tomara que volte mesmo a ser exibido, pois marcou época! Surpreendentemente não me recordo muito da trilha de abertura. Depois vou dar uma olhada no YouTube para relembrar aqueles bons tempos!

Abraço!