domingo, 11 de abril de 2010

As séries e reality shows mais lucrativos da TV norte-americana


No incrível universo da TV norte-americana já é mais que comum aquela conhecida história: série ou reality show que não alcança bons indíces de audiência e faturamento pode estar correndo sérios riscos de ser cancelado e ter sua trajetória na TV "guilhotinada" pelos altos executivos das emissoras. É claro que os propósitos das produções televisivas não são só entreter e servir de opção aos milhões de telespectadores. São necessários lucros! Grandes ou pelo menos razoáveis lucros! E no ranking abaixo são exatamente eles as protagonistas: os dez reality shows e séries mais lucrativos da TV estadunidense.


10. Heroes (NBC)


Heroes teve um início super promissor e badalado, conquistando altos números de audiência e fãs em todo o planeta. Esses tempos ficaram para trás... Ou pelo menos a parte referente à audiência. A série perde valiosos telespectadores a cada temporada e só não foi cancelada até agora porque ainda é a série que rende mais lucros à NBC. Porém, recentemente surgiram novos rumores que apontam um fim próximo para a produção.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.1 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 194 mil


09. Brothers and Sisters (ABC)


Apresentada nas noites de domingo pela emissora ABC, Brothers and Sisters não é muito conhecida no Brasil. O mesmo não acontece nos Estados Unidos, onde a série é muito apreciada pelos norte-americanos.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.1 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 195 mil


08. CSI (CBS)


Durante muito tempo, CSI ostentou o título de série mais assistida nos Estados Unidos e da emissora CBS. A saída de seu grande astro William Petersen e dos atores Gary Dourdon e Jorja Fox prejudicou bastante sua audiência, mas mesmo assim ela continua no ranking das séries mais assistidas e lucrativas da TV americana.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.1 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 201 mil


07. Survivor: Gabon (CBS)

Com uma média de 12,9 milhões de telespectadores por semana, Survivor ratifica o sucesso dos reality shows. Um dos programas mais bem-sucedidos em questões de audiência e faturamento, ele ocupa o 7º lugar no ranking.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.1 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 204 mil


06. Dancing with the Stars (ABC)

Um dos programas que mais possui versões semelhantes ao redor do mundo, "Dancing With the Stars" é segundo reality show mais assistido da TV. Os lucros auferidos com publicidade e comercialização de direitos para reproduções acabam por gerar grandes receitas que o colocam na 6ª posição na lista dos mais vantajosos financeiramente.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.5 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 205 mil


05. Two and a Half Men (CBS)

Trata-se da série de comédia mais assistida nos Estados Unidos e também a que possui no elenco o ator mais bem pago da TV. Charlie Sheen, que interpreta o personagem Charlie Harper, recebe nada mais nada menos que 875 mil dólares por cada episódio da série. Com mais de 14 milhões de telespectadores, é a quinta mais lucrativa.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.6 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 227 mil


04. Grey's Anatomy (ABC)

A série mais bem-sucedida da ABC em termos de audiência e faturamento, já conta com exatas cinco temporadas completas em sua trajetória na TV (a sexta está em andamento nos EUA). Sua média semanal de telespectadores é de 13,5 milhões.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.7 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 224 mil


03. Desperate Housewives (ABC)


Apesar dos constantes problemas relacionados a egos inflados no elenco e produção, "Desperate Housewives" é a 3ª série que mais alcança lucros na TV. É sabido que a série não é mais a queridinha do público americano, visto que no decorrer de suas 6 temporadas a audiência sofreu quedas visíveis, mas em questão de faturamento ela ainda é medalha de bronze. Um detalhe bem incompreensível é a justificativa do criador da série para a saída de Nicollette Sheridan que interpretava Edie Britt: contenção de gastos.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.9 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 251 mil


02. 24 Horas (FOX)

A interrupção da série causada pela greve dos roteiristas em 2007 não prejudicou em quase nada seus índices de audiência. A enorme popularidade de seu astro, Jack Bauer, é apontada como o principal motivo da rentabilidade da série. Constatando isso, fica muito estranho lembrar que recentemente foi anunciado seu cancelamento, com alegações de motivos totalmente contrários.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 3.7 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 366 mil


01. American Idol (FOX)



Atualmente é tido como o programa imbatível da TV dos Estados Unidos. Com 8 temporadas mais que bem-sucedidas e média de 26 milhões de telespectadores por semana, é um sucesso absoluto e inquestionável.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 7 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 623 mil

Fonte: Plano Beta


4 comentários:

Lucas Santana disse...

Eu sou meio desligado pra esse lado de séries americanas... Nunca consegui acompanhar uma dignamente... Mas sou louco por "Eu, a Patroa e as Crianças". *-*

Há alguns anos, quando dava, via as acrobacias do grande herói Jack Bauer e fico muito feliz por ver "24 Horas" em 2º lugar!

Alan Raspante disse...

Ahh mto bacana esse post, dentre todas ah que mais gosto eh GREYS ANATOMY, é mto boa ! xD

J. Júnior disse...

Luck,

Também gosto bastante de "Eu, a patroa e as crianças", mas confesso que após assistir tantos episódios no SBT cansei um pouco da série. Já "24 Horas", nunca assisti nenhum episódio sequer. Passa muito tarde!

Alan,

Destas séries listadas, a que mais gosto também é "Grey's Anatomy", apesar de ter assistido poucos episódios.

Abraço e até mais!

Vinícios disse...

Eae Junior!

Obrigado pelos elogios! Que bom que você gostou do texto sobre as novelas do SBT!

Confesso que já conhecia seu blog, mas nunca tinha parado para postar por aqui!

Mas sobre o post! Não é a toa que as series e reality citados são os mais lucrativos. Todos são muuito bons. Desde as comédias como "Two and a Half Men" até as de genero o mais adulto como "House" e "Greys Anatomy".

Abraço! E parabens também pelo blog!

Na verdade não sabia que o blog estava de novo na ativa! A minha ultima passagem por aqui havia sido quando houve a postagem de despedida!