quarta-feira, 14 de abril de 2010

Eu acho que já vi isso antes...

Ao assistir alguma animação, especialmente dos estúdios Disney, você já teve a sensação de ter visto certa cena em algum outro filme? Isso aconteceu recentemente comigo quando assisti "Robin Hood", produção de 1973, dos incomparáveis estúdios criados por Walt Disney. Pois bem. O vídeo super bacana desta postagem mostra exatamente várias cenas de animações que apresentam semelhanças incríveis entre si. Na verdade, pode-se dizer que são apenas os cenários e personagens que não são os mesmos, pois os movimentos e ações são praticamente idênticos.



Cenas de "Branca de Neve e os Sete Anões" (1937), "Robin Hood" (1973),
"Aristogatas" (1970),"Mogli - O Menino Lobo" (1967), "A Bela Adormecida" (1959), "A Bela e a Fera" (1991), "101 Dálmatas" (1961) e "A Espada era a Lei" (1963).

Pelo que já li e conferi sobre esse assunto, os diretores e produtores dessas animações aproveitam cenas em diferentes filmes com o objetivo de homenagear animações memoráveis ou de outro modo, por pura finalidade de economia, já que é possível aproveitar trabalhos de certas etapas de produção durante o processo de realização das mesmas.
No vídeo acima, um caso que ilustra muito bem uma homenagem é o da dança da "Branca de Neve e os Sete Anões" (1937), reproduzida mais de trinta anos depois em "Robin Hood", desta vez com Lady Marian e os animais da floresta. Muito interessante, não é mesmo?

4 comentários:

Britto disse...

Já tinha lido algo a respeito, mas nunca tinha visto em vídeo.
Interessante. Parece que a situação financeira (ou criativa) não estava nada boa quando a Disney concebeu Robin Hood. Por sinal, eu nunca assisti esse filme...

Tô Ligado disse...

Que povo mais "unha de fome" rerere

Ow, achei que LOST entraria para esta lista...

Boa semana J.Junior!

Alan Raspante disse...

UHAHSAHUSA
Também ja tinha lido a respeito, e a lista de filmes que a disney usou o recurso é grande !

J. Júnior disse...

Obrigado pela participação Britto, Brunno e Alan.

Pessoalmente, eu gosto muito deste tipo de curiosidade relacionada ao universo Disney e acho ótimo tentar identificar as semelhanças entre as cenas.

Abraços a todos!