quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Nesta quarta-feira, a seção “Destaques do Cinema” é dedicada a atriz estadunidense Dakota Fanning, que ficou empatada com a atriz Kirsten Dunst na enquete realizada há meses atrás aqui no Anexo Secreto.


Hannah Dakota Fanning nasceu em 23 de fevereiro de 1994, na cidade de Conyers no estado americano da Geórgia. Filha de Steven Fanning, um ex-jogador de beisebol que hoje em dia trabalha como vendedor de eletrônicos e de Joy Fanning, uma ex-jogadora profissional de tênis, Dakota tem uma irmã menor de nome Elle Fanning, que também participou de várias produções ao seu lado. Seu nome surgiu de uma discordância entre seus pais: sua mãe queria que seu nome fosse “Hannah”, enquanto seu pai preferia “Dakota”. No fim, o nome da garota acabou ficando Hannah Dakota Fanning e desde então ela é chamada de Hannah pelos familiares e amigos mais próximos.
Quando ainda era uma criança, Dakota freqüentava um teatro comunitário no qual participava de peças semanais apresentadas aos pais. Logo o seu talento evidente foi reconhecido pelos professores de interpretação do teatro que aconselharam seus pais a investirem numa possível carreira da filha. Steven e Joy seguiram os conselhos dos organizadores e contrataram um agente para a filha, que aos 5 anos passou a gravar comerciais para variadas marcas e empresas.

Pouco tempo depois a futura atriz de sucesso teve a oportunidade de participar de séries como “E.R. – Serviço de Urgência”, “Ally McBeal” , “C.S.I.” e “Spin City”. Sua estréia no cinema aconteceu quando tinha seis anos, no filme “Uma Lição de Amor” (2000), sendo que sua atuação nesse longa lhe rendeu uma indicação ao Screen Actors Guild Award, tornando-se assim a mais jovem atriz indicada ao prêmio.
Em 2004 provou mais uma vez ser uma promissora atriz ao interpretar a personagem Lupita Martin Ramos em "Chamas da Vingança" (Man on Fire). Seu companheiro de elenco Denzel Washington (duas vezes ganhador do Oscar; melhor ator coadjuvante em 1989 e melhor ator em 2001) declarou na época que somente em duas ocasiões ao longo de toda a sua carreira havia parado uma filmagem, por estar encantado com o talento de uma colega de cena: “Uma vez com Gene Hackman, outra com Dakota”.
O diretor Tony Scott e o produtor Lucas Foster escolheram Dakota Fanning para o papel de Pita no longa “Chamas da Vingança”, após verem sua atuação em “Lição de Amor”, no qual trabalhou ao lado de Sean Penn. “Dakota está entre as atrizes mais talentosas com quem já trabalhei e ela só tem nove anos! Ela é impressionante – ela só tem nove anos, mas parece que vai fazer dezenove. Ela tem uma compreensão instintiva da natureza humana. Ficávamos vendo Denzel improvisar, mexer e adaptar cenas de maneiras diferentes, e ela sempre era capaz de ir atrás, no jeito dele”, disse Tony na época. Já Foster também não esconde sua admiração pela atriz : “Ela é como o sol – uma explosão de energia”

Quando passou a morar em Los Angeles, Dakota conseguiu inúmeros papéis, tal como a participação na famosa série “Taken”, dirigida por Steven Spielberg. No ano de 2005 participou de três longas: “O Amigo Oculto” (Hide and Seek), “Nine Lives” e “Guerra dos Mundos” (War of the Worlds). No primeiro, Dakota usou uma peruca de cor castanho-escuro para interpretar a personagem Emily Callaway. Na época completou dez anos durante as filmagens e como forma de recompensá-la pela longa jornada de filmagens para outros trabalhos que vinha enfrentando antes de “O Amigo Oculto”, a equipe de cabeleireiros e produtores do longa decidiu mudar seu visual para este filme.
Também em 2005, trabalhou como dubladora para a animação da Disney, “Lilo & Stitch 2: Stitch Deu Defeito”.
Seus mais recentes trabalhos no cinema são "A Vida Secreta das Abelhas" (The Secret Life of Bees) de 2008, "Coraline e o Mundo Secreto" (Coraline) no qual deu voz a personagem-título e "Heróis" (Push) de 2009.
Há pouco tempo terminou de gravar sua participação na continuação de “Crepúsculo”, “Lua Nova”, baseada em obra de Stephenie Meyer. Ela foi convidada pelo próprio diretor Chris Weitz para interpretar Jane neste segundo longa da saga de vampiros.

Sem dúvidas, Dakota Fanning é uma excelente atriz. É impressionante a sua grande capacidade de interpretação, sendo que desde a infância ela mostra um talento precoce visto poucas vezes no cinema norte-americano. Prova disso são os variados elogios de seus colegas de trabalho, que simplesmente ficam impressionados com a habilidade e talento dessa atriz de apenas 15 anos. Na verdade nem parece que ela possui tão pouca idade, pois sua interpretação é tão competente e cheia de maturidade que aparenta ser uma atriz bem mais experiente.
E o melhor de tudo é que Dakota parece que não seguirá o mesmo caminho errôneo de astros jovens do cinema estadunidense, pois segundo os profissionais que trabalharam com ela, a maturidade é uma das suas principais qualidades. Além disso, ela aparentemente possui uma sólida base familiar, o que com certeza é essencial. Tenho quase certeza que ela não vai se deixar levar pelos mesmos erros que marcaram e macularam a carreira de vários atores e atrizes adolescentes. Dakota tem tudo nas mãos para se tornar um verdadeiro ícone do cinema hollywoodiano.

Filmografia:

2009 - Heróis (Push);
2009 - Coraline e o Mundo Secreto (Coraline);
2008 - A Vida Secreta das Abelhas (The Secret Life of Bees);
2008 - Winged creatures;
2007 - Cutless;
2007 - Hounddog;
2006 - A Menina e o Porquinho (Charlotte's Web);
2005 - Sonhadora (Inspired by a True Story);
2005 - Stitch deu defeito (Lilo & Stitch 2: Stitch has a glitch);
2005 - Guerra dos Mundos (War of the Worlds);
2005 - Nine Lives (Nine Lives);
2005 - O Amigo Oculto (Hide and Seek);
2004 - Chamas da Vingança (Man on Fire);
2003 - Kim Possible: A sitch in time (TV);
2003 - O Gato (The Cat in the Hat);
2003 - Grande Menina, Pequena Mulher (Uptown Girls);
2002 - Hansel & Gretel;
2002 - Doce Lar (Sweet Home Alabama);
2002 - Encurralada (Trapped);
2001 - Father Xmas;
2001 - Uma Lição de Amor (I Am Sam);
2001 - Gatos Numa Roubada (Tomcats).

Curiosidades:

  • Dakota geralmente é bastante elogiada por colegas de trabalho. Boaz Yakin, por exemplo, diretor do filme “Grande Menina, Pequena Mulher” (Uptown Girls) declarou: “Dakota é realmente admirável. Ela encara as coisas do ponto de vista do caráter e pode-se discutir com ela como se estivesse falando com uma pessoa de 40 anos. E ela realmente atua muito bem – no nível de Tatum O’ Neal em “Lua de Papel” e Anna Paquin em “O Piano”. É um filme diferente, mas seu nível é realmente alto”. Brittany Murphy, que atuou ao seu lado no mesmo filme, disse: “Não falemos em idade. Dakota é uma das pessoas mais extraordinárias que já conheci. É ótimo tê-la como amiga. Ela é esperta, super inteligente – um encanto!”;
  • Kurt Russel chegou a afirmar que Dakota era a melhor atriz com quem já havia trabalhado em toda a sua carreira. Melhor até que Meryl Streep. Durante as filmagens de “Sonhadora” (Dreamer), Russel comprou para a jovem atriz um legítimo cavalo Palomino, ao qual foi dado o nome de Goldie;
  • Segundo Mike Meyers (“Austin Powers”) que trabalhou com ela em “O Gato” (The cat in the hat), “Dakota é uma mistura de Judy Garland em 'O Mágico de OZ' e Meryl Streep”;
  • A atriz recebe cerca de 200 cartas de fãs por dia, segundo declarou sua agente Cindy Osbrink à AFP;
  • Em 2009 foi considerada pela revista Forbes a terceira jovem mais rentável de Hollywood.

Mais imagens de Dakota Fanning (clique para ampliar):

Fontes: Wikipédia, Adoro Cinema

P.S.: A seção “Destaques do Cinema” primeiramente era semanal, depois se tornou quinzenal e a partir de hoje é mensal. Uma indecisão sem tamanho, não? Mas a razão principal dessas mudanças se deve ao meu tempo disponível que está bem escasso. E como não pretendo acabar com a seção e nem comprometer a qualidade do texto, optei por passar a publicá-la mensalmente. Então, não percam no final do próximo mês mais uma edição de “Destaques do Cinema”.

6 comentários:

Thaza disse...

Uau, nem reconheci ela quando entrei aqui no blog.
Realmente, ela é uma boa atriz. Lembro muito dela no Amigo Oculto.
Uma atriz muito promissora.
abraços

Keli Wolinger disse...

Dakota realmente é admirável. Espero que ela permaneça nesse caminho e não se desvirtue.

Saudações, Keli

Unknown disse...

Olá Belo blogg parabéns muito interresante....
gostaria de trocar links???

Muito obrigado..
Rodrigo Schmitz
http://rodrigoschmitzinfo.blogspot.com/

• blogaritmox • disse...

É o que eu digo, todo bom ator dos EUA já passou obrigatoriamente por CSI, ou Plantão Médico...

Unknown disse...

vlww por aceitar a parceria ....

muito obrigado e continue comseu bom trabalho no blogg...parabéns...jah add seu link em meus parceiros tbm...

Tô Ligado disse...

Adoro os trabalhos da Dakota, e confesso ter me surpreendido como esta garota cresceu. Assiti Herois e tomei um susto. Com certeza terá um futuro bem promissor.

Abraços
Brunno