quinta-feira, 6 de agosto de 2009


Conforme escolhido pelos leitores do blog, através de uma enquete (veja o critério de desempate, clicando aqui), o nome de hoje da seção “Destaques do Cinema” é Kirsten Dunst.


Kirsten Caroline Dunst nasceu em Point Pleasant, no estado de Nova Jersey, no dia 30 de abril de 1982. Com apenas três anos de idade, já participava de peças publicitárias como modelo, sendo que pouco tempo depois ela passou a compor o elenco de apoio do famoso programa de humor “Saturday Night Live”.
Sua estreia no cinema aconteceu em 1989, no longa “Contos de Nova York” (New York Stories). Após alguns papéis de pouco destaque, Kirsten somente ficou mais conhecida no mundo do cinema quando interpretou uma vampirinha em “Entrevista com o vampiro” (Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles, em 1994), no qual contracenou com nomes de peso, como Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas.


A partir daquela clássica produção, que, aliás, lhe rendeu uma nomeação ao Globo de Ouro, passou a ser reconhecida como um talento promissor, sendo apontada como uma das mais belas e jovens atrizes da década de 90. A participação em “Entrevista com o vampiro” lhe proporcionou ótimos frutos, entre eles, o convite para atuar no longa “Adoráveis Mulheres”, em que desbancou atrizes como Christina Ricci. Apesar da fama que estava alcançando gradualmente, Kirsten não se deixou deslumbrar com o sucesso e sempre se preocupava em ser autocrítica com seu trabalho. Conhecendo bem os seus limites e nível de crescimento na carreira de atriz, recusou aos 15 anos, o papel da atraente e tentadora Angela, de “Beleza Americana”, por não se considerar suficientemente madura e preparada para interpretar a jovem que seduz o pai da melhor amiga.
Em 2000, atuou em “As Virgens Suicidas” e três anos depois interpretou a estudante de gênio forte e arrogante, Betty Warren, em “O Sorriso de Mona Lisa” (Mona Lisa smile). Nesta excelente produção, contracenou com o grande nome do cinema norte-americano Julia Roberts . Em 2006, protagonizou o longa “Maria Antonieta” (Marie Antoinette), no qual interpretou a histórica e controversa rainha da França do século XVI. Apesar do papel ser bastante desafiador, a atriz se saiu muito bem, sendo elogiada pela crítica por sua interpretação admirável.


No blockbuster “Homem Aranha” (Spider-Man) e suas sequências, Kirsten tornou-se ainda mais conhecida mundialmente. Segundo a atriz, que no filme interpreta a ruiva Mary Jane, o período de filmagens foi mais recheado de diversão do que de trabalho. Sua vontade de atuar na produção surgiu ainda no começo do projeto cinematográfico, sendo que seu desejo aumentou ainda mais, quando soube que Tobey Maguire encarnaria Peter Parker. Para viver a personagem, Kirsten teve que trocar as madeixas louras por ruivas, o que de acordo com ela, deu-lhe uma sensação de mais poderosa, séria e sexy. Dona de uma grande beleza, ela frequentemente aparece nos rankings das revistas americanas. Sua primeira aparição em listas deste tipo ocorreu quando tinha somente 13 anos, logo após atuar em “Entrevista com o vampiro” e ela até já desbancou beldades como Cameron Díaz, Julia Roberts e Nicole Kidman.
Falando em outras colegas de profissão, Dunst tem grande admiração por atores e atrizes talentosos da nova geração, tais como: Gwyneth Paltrow, Drew Barrymore, Meg Ryan, Jude Law, Jodie Foster, Tobey Maguire e Johnny Depp. Em sua lista de filmes favoritos estão “A Lista de Schindler”, “Edward Mãos de Tesoura” e “Laços Humanos”.
A jovem atriz terminou o Ensino Médio no ano de 2000 e não planeja cursar uma faculdade por enquanto (a vontade de estudar Literatura é um projeto futuro). Apesar disso, ela está sempre preocupada com seu aprendizado e bagagem cultural, mantendo-se informada e antenada na atualidade.
Kirsten Dunst se considera completamente realizada na profissão de atriz e não pretende parar de atuar tão cedo: “Amo o que faço e não quero parar. É tudo que sempre quis.” Ela está focada na diversificação de seus papéis no cinema, como forma de consolidar a carreira: “É muito fácil ser rotulada nessa indústria”, declara a atriz.
Uma das maiores e mais promissoras apostas no mundo do cinema, Kirsten tem tudo para se tornar uma atriz consagrada em seu meio. Todos os papéis que interpretou até hoje são dignos de destaque e parece que a crítica está sabendo reconhecer isso. Ainda bem, pois existem tantos talentos espalhados por aí, que não são valorizados. Entre suas atuações, eu destacaria “Maria Antonieta”, “Só para meninas” (quando ela ainda era bem jovem) e “Homem-Aranha”. Papéis todos muito bem construídos e interpretados.

Para ver a filmografia completa de Kirsten Dunst, clique aqui!

Curiosidades:
  • Possui em seu currículo mais de 70 comerciais de televisão;
  • Por duas vezes Kirsten disputou papéis com a atriz Christina Ricci: a primeira vez em "Entrevista com o Vampiro" e depois em "Adoráveis Mulheres" . Faturou os papéis em ambas;
  • No seu tempo livre, gosta de fazer coreografias para cheerleaders (não à toa, protagonizou um filme sobre isso: "As Apimentadas"), ler (principalmente obras de Jane Yolen), tocar piano, jogar softball e bater papo pela internet;
  • Durante dois anos ela namorou com o ator Jake Gyllenhaal ( O Segredo de Brokeback Mountain ), porém, em 2004, eles inventaram um rompimento para escapar do assédio da imprensa. Não deu certo e eles continuaram juntos até 2005, quando romperam definitivamente;
  • Em maio de 2002, Kirsten Dunst foi eleita a Atriz Mais Original Com Menos de 30 Anos , pelo site Movieline;
  • Apesar da pouca idade, Kiki (como também é chamada) já acumulou alguns prêmios. Entre eles estão dois como revelação: o MTV Movie Awards e o YoungStarAward, por sua atuação em "Entrevista com o Vampiro" ; e um de Melhor Atriz Coadjuvante, o Chicago Critic's Awards, por "Adoráveis Mulheres";
  • A atriz fez uma participação no clipe da música "I Knew I Loved You" , do grupo pop Savage Garden;
  • Kirsten emprestou sua voz para a jovem "Anastasia" , do filme da Fox. Além disso, a moça já arriscou alguns trinados em "Volta Por Cima" (2001) , cantando a música "Dream Of Me";
  • Taurina, ela possui em sua personalidade algumas características bem próprias das pessoas desse signo, como: determinação, paciência, praticidade e dedicação.
Mais imagens de Kirsten Dunst (clique para ampliar):

2 comentários:

• blogaritmox • disse...

hahaha, além de tudo, a Anastasia é ELA?

fora isso, eu só me lembro dela no Homem-Aranha mesmo... não tem jeito!


(muito boa a pesquisa!)

Tô Ligado disse...

Qnd assiti Entrevista com Vampiro (acho q em 2007) vi seu nome nos créditos e não relacionei nome à pessoa. Só ano passado que a ficha caiu. Daí pensei: pôxa ela eh f@#@%$#@ mesmo hein?

Bom fim de semana
Brunno