sábado, 18 de julho de 2009

Pra quem gosta de um bom livro...


De autoria do célebre e aclamado escritor baiano Jorge Amado (que com certeza dispensa apresentações), o livro "A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água" é um verdadeiro tesouro da literatura brasileira. Publicado pela primeira vez no ano de 1959, foi recebido com festa pela crítica e pelo público.
Trata-se de uma excelente novela curta - a edição que li, da Editora Record, possui apenas 96 páginas com letras grandes (a mesma da imagem abaixo) -, de texto muito agradável, com muito humor e personagens cativantes.

O enredo que é marcado por elementos fantásticos, gira em torno da história das "várias mortes" de Joaquim Soares da Cunha, vulgo Quincas Berro D'Água, um cidadão antes considerado exemplar, mas que à certa altura da vida decide abandonar a família e a reputação para juntar-se à malandragem na capital baiana. Algum tempo depois, Quincas é encontrado morto em seu quarto sujo. Envergonhada e aviltada, a família tenta restabelecer a sua compostura, vestindo-o e planejando um enterro digno. Mas seus planos vão por água abaixo quando os companheiros de malandragem e farra de Quincas, decidem dar o último adeus ao amigo. Dão-lhe bebida, despem-no de seus trajes formais e fazem-no no voltar a ser o bom e velho Berro D'Água. Levado ao Pelourinho, o finado joga capoeira, abraça meretrizes, ri, canta e segue a farra em direção à sua segunda e apoteótica morte.
Na obra, Jorge Amado apesar de abordar fatos fantasiosos e diferentes, não perde o seu olhar aguçado para as singularidades da sociedade baiana, sua vida popular e seus comportamentos sociais.

"A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água" é um daqueles livros indicados para quem quer relaxar com uma leitura leve e divertida, de linguagem simples. Com certeza é uma excelente pedida para aqueles que gostam de um bom livro que mostra um lado genuíno e natural do povo brasileiro (no caso, do povo baiano).
É tão bom que já foi traduzido para mais de 10 línguas e ganhou adaptações para teatro e televisão. Com certeza vale a pena ler!

2 comentários:

altieres bruno machado junior disse...

Olá Júnior

Realmente Jorge Amado era um ótimo escritor e dispensa apresentações, mas este livro que vc citou eu ainda não li. Literatura sobre o nosso povo é sempre muito interessante, podemos ver os custumes e hábitos de pessoas de outras partes do brasil, nesse caso, do povo baiano.

Abraços e até mais.

• blogaritmox • disse...

Esse eu já li. Faz uns sete anos, mas... li!

O meu preferido do Jorge Amado é "Gabriela". É irresistível!