sábado, 23 de maio de 2009


Hoje, a seção "Destaques do Cinema" é dedicada à uma atriz canadense pouco conhecida do grande público, mas que já se mostra como uma excepcional promessa do cinema, que tende a conquistar num futuro bem próximo o reconhecimento que merece: Rachel McAdams.


Rachel Anne McAdams nasceu em 17 de novembro de 1978 em St. Thomas, uma pequena cidade de Ontário, Canadá. Filha de um caminhoneiro e de uma enfermeira, Rachel percebeu logo cedo a sua vocação para o teatro, que aliás é a sua grande paixão, apesar da carreira no cinema. Quando tinha 13 anos de idade, já interpretava papéis de destaque em peças teatrais amadoras na escola, baseadas em obras de Shakespeare.
Mesmo possuindo um talento evidente, Rachel só decidiu se formar em teatro na York University, em Toronto, após muito incentivo e estímulo da família e dos professores, pois não se sentia muito confiante quanto à escolha de seguir a carreira de atriz.
Uma decisão sábia, pois logo ela conseguiu papéis atrativos em peças e filmes canadenses, sendo que conquistou até prêmios por suas interpretações. Apesar desse “crescimento” na carreira, Rachel ansiava por trabalhos de maior repercussão e importância, o que a levou a tomar uma decisão bastante arriscada... Ir para Hollywood, é claro!
Na terra do cinema norte-americano, Rachel logo conseguiu um papel no filme “Garota Veneno” (The Hot Chick), no qual intepreta uma patricinha “que troca de corpo” com um bandido (Rob Schneider). Em tal produção, já é visível o seu enorme talento como atriz, apesar do filme - que aliás é muito engraçado - não lhe render muito prestígio no mundo do cinema.
Na sequência, Rachel trabalhou em produções que não obtiveram muita atenção e respeito da crítica e dos cinéfilos de plantão. Mesmo assim, a atriz não passa despercebida em nenhuma delas, provando cada vez mais que realmente veio para ficar.

Em 2004, encarnou a terrível patricinha Regina George, no filme “Meninas Malvadas” (Mean Girls), dirigido por Mark S. Waters e com roteiro de Tina Fey. Perversa, odiosa, arrogante, mesquinha... tudo isso é Regina George. E Rachel soube aliar todo esse caráter detestável ao seu enorme talento. O resultado foi uma intepretação impecável, que roubou até mesmo as atenções da protagonista do filme, Lindsay Lohan.
Posteriormente, estrelou o ótimo “Diário de uma paixão” (The Notebook) que pode ser descrito como um prato cheio para os amantes dos romances sentimentais. Nele, ela interpreta uma jovem rica adorável que se apaixona por um rapaz pobre, ou seja, o filme gira em torno daquela velha e boa fórmula do cinema: o casal precisa romper várias barreiras para conseguir ficar junto ao fim do romance.
No ano seguinte, conseguiu um papel na comédia sucesso de bilheteria, “Penetras bons de bico” (The Wedding Crashers), na qual contracena com Owen Wilson. Logo após, protagonizou o filme “Vôo Noturno” (Red Eye), suspense dirigido por Wes Craven (o mesmo da trilogia Pânico). Nesta produção, Rachel foi desafiada a interpretar uma mulher forte e inteligente obrigada a aceitar os planos perversos de um terrorista em plena viagem aérea.
Recentemente, participou do filme natalino “Tudo em Família” (The Family Stone), no qual conmtracena com Sarah Jessica Parker e está atualmente filmando “Sherlock Holmes”, dirigido por Guy Ritchie.
Rachel McAdams é, sem dúvidas, uma atriz que merece um grande reconhecimento por seus trabalhos na arte da interpretação. Todas as suas atuações, sem exceção, são excelentes e ela consegue sempre se sobressair nas produções em que participa.
Na minha opinião, Rachel McAdams é muito mais talentosa e competente do que algumas atrizes que já conquistaram o respeito e atenção da crítica, como por exemplo Scarlet Johansson.
O que falta para ela se tornar mundialmente conhecida e admirada é “simplesmente” um papel de grande destaque e importância no universo do cinema. Estou torcendo por ela!

Filmografia:

2007 - The Lucky ones;
2007 - Married life;
2005 - Tudo em família (The Family stone);
2005 - Vôo noturno; (Red eye);
2005 - Penetras bons de bico (The Wedding crashers);
2004 - Diário de uma paixão (The Notebook);
2004 - Meninas malvadas (Mean girls);
2002 - Garota veneno (The Hot chick);
2002 - Perfect pie;
2002 - My name is Tanino;
2002 - Guilt by association (TV);
2001 - Shotgun love dolls (TV).

Curiosidades:

  • Rachel recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Vilão, por "Meninas Malvadas" (2004) ;
  • Ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Revelação Feminina, por "Diário de uma Paixão" (2004);
  • Rachel já namorou o ator Ryan Gosling que interpretou seu par romântico no filme "Diário de uma Paixão" (The Notebook). Eles se conheceram nas gravações do filme em 2004 e logo iniciaram um romance que durou até 2007. No meio de 2008 começaram a ser vistos novamente juntos, mas a volta não durou mais de alguns meses;
  • Atualmente a atriz namora o ator Josh Lucas;
  • É vegetariana, adora o verde da natureza e sonha um dia morar numa casa de árvore e produzir seu próprio alimento;
  • Rachel trabalhou numa loja da rede Mc Donalds;
  • Quando criança competia em patinação no gelo;
  • Tem apenas 1, 65 de altura;
  • Correram rumores, confirmados posteriormente, de que lhe foram oferecidos trabalhos em Iron Man, The Dark Knight e Get Smart. Em maio daquele ano, entretanto, declarou numa entrevista o seu desinteresse nesse tipo de filme (ação), apesar dos altos salários pagos por eles;
  • Rachel, no momento, reside em Toronto.

Mais imagens de Rachel McAdams (clique para ampliar):

P.S.: A seção "Destaques do Cinema" passará a ser publicada quinzenalmente a partir de sua próxima edição. É a forma que encontrei para não deixar o blog Anexo Secreto muito repetitivo.

3 comentários:

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Riode janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

Britto disse...

Rachel MacAdams! Ela está gravando o novo Sherlock Holmes. Será Irene Adler, o par romântico do detetive, que nos livros nunca teve nenhum "affair"...

Lucas Santana disse...

Puxa, legal. Eu nem tinha conhecimento sobre 'ela' em si. Verdadeiramente sua personagem em "Meninas Malvadas" está impecável.