quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pra quem gosta de um bom livro...



Em março deste ano, tive a oportunidade de ler uma obra muito atrativa e marcante chamada Caso Escola Base - Os abusos da imprensa, do jornalista Alex Ribeiro. A obra discorre sobre um acontecimento bastante noticiado pelos diferentes meios de comunicação, ocorrido no ano de 1994 no estado de São Paulo. Trata-se do caso de acusação de abuso sexual de crianças contra seis pessoas que tardiamente viriam a ser consideradas inocentes (todas de alguma forma ligadas à Escola Base, localizada no bairro da Aclimação, zona sul de São Paulo).


Na época, tal caso atingiu enormes proporções e repercussão, devido principalmente ao modo como a polícia, a sociedade e a imprensa portaram-se diante dos fatos envolvidos no episódio. Na obra, o autor mostra o deficiente e equivocado tratamento dado ao caso pela polícia, a irresponsável cobertura da imprensa que acusava de forma inconsequente as pessoas envolvidas, além do julgamento precipitado de uma grande parte da sociedade. Tudo isso contribuiu para a destruição de reputações, vidas e negócios financeiros dos acusados, que nunca mais se recuperaram desse episódio tão triste e revoltante.
É impressionante como a imprensa tem o perigoso poder de condenar ou absolver pessoas, além da capacidade de se portar de forma totalmente estranha e irresponsável como aconteceu no caso escola Base e em tantos outros.
Não vou contar mais detalhes para não estragar as possíveis leituras da obra.
Fica a dica para quem está procurando um ótimo e interessante livro.

Um comentário:

• blogaritmox • disse...

a imprensa deve ter a sua liberdade preservada, mas ao mesmo tempo deve ter ISENÇÃO E IMPARCIALIDADE.

coisa que hoje não tem