segunda-feira, 11 de maio de 2009

A edição de estréia da seção "Destaques do Cinema" traz a bela e talentosa atriz britânica Keira Knightley.


Keira Christina Knightley nasceu em 26 de março de 1985 ao sul de Londres, nos subúrbios de Teddington (Richmond). Filha do ator Will Knightley e da atriz - que se tornou escritora- Sharman Macdonald, Keira iniciou sua carreira de atriz aos 7 anos, com um papel na TV no episódio "Royal Celebration" da série "Screen One" (1993).
Aos 3 anos de idade, ao ver o agente de seus pais sair de sua casa, Keira decidiu pedir um agente para si também, mas como era apenas uma criança é claro que isso lhe foi negado. Em 1992, os pais descobriram que ela tinha dislexia (dificuldade em ler e escrever), problema que no início da adolescência foi superado com muito esforço e apoio de sua família. Como forma de recompensá-la por tal feito, um agente foi contratado para a pequena Keira, sendo que pouco tempo depois ela conseguiu sua primeira atuação na televisão britânica.
Em 1995, participou do filme "Mentiras Inocentes" (Innocent Lies) e da série "The Bill". Nesta ela interpretava uma personagem de nome Sheena Rose, no episódio "The Swan Song" que foi ao ar em abril daquele ano.
Até aquele momento, seus papéis no cinema e na TV haviam sido pequenos e tímidos, mas em 1999 seu nome foi citado no mundo inteiro quando um segredo do famoso diretor George Lucas foi revelado: Keira havia interpretado o papel de Natalie Portman em Star Wars: Episódio 1 - A ameaça fantasma (Star Wars: Episode 1 - The phantom menace), afinal, as semelhanças entre as duas, principalmente em anos passados eram bastante vísiveis e evidentes.
Apesar dessa repercussão no mundo inteiro, o seu primeiro papel de verdadeiro destaque no cinema foi em "Driblando o destino" (Bend it like Beckham), em 2001, que gira em torno de uma mulher asiática (interpretada pela atriz Parminder Nagra) apaixonada por futebol, que teve que superar obstáculos para conseguir presevar seus costumes e sua religião, mesmo praticando esse esporte.


Foi participando do estrondoso sucesso Piratas do Caribe - A maldição do Pérola negra (Pirates of the Caribbean: The curse of the Black Pearl) em 2003, que Keira tornou-se mundialmente conhecida. Com o êxito inesperado dessa produção da Disney, Keira retornou com sua personagem Elizabeth Swann três anos depois em Piratas do Caribe - O baú da morte (Pirates of the Caribbean: Dead man's chest) e no ano de 2007 em Piratas do Caribe - No fim do mundo (Pirates of the Caribbean: At world's end).

Em 2005, Keira estrelou aquele que considero ser um dos melhores filmes dos últimos anos, "Orgulho e Preconceito" (Pride and Prejudice), o primeiro longa- metragem do diretor Joe Wright e a melhor adaptação do excelente romance de Jane Austen, consagrada escritora inglesa do século XVIII. O filme é maravilhoso por completo e a atuação de Keira (na minha opinião a melhor de sua carreira) reforça ainda mais a excelência do longa. Sua impecável atuação nesta produção lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, sendo que na época foi considerada a atriz mais jovem (então com 20 anos) a ser nomeada na maior premiação do cinema mundial.
Em 2007, estrelou "Paixão Proibida" (Silk) e "Desejo e Reparação" (Atonement). Este último, é baseado no famoso romance de Ian McEwan, considerado um dos grandes destaques da literatura inglesa e porque não dizer mundial. Mais uma vez, Keira atua de forma impecável, num filme que por sua vez é envolvente e emocionante.
No ano passado, participou de "A Duquesa" (The Duchess), no qual interpreta Georgiana Spencer, uma mulher perspicaz e forte que viveu no século XVIII, e que teve que enfrentar muitos desafios e problemas em sua trajetória.

Filmografia:

2008 - A duquesa (The Duchess);
2007 - Paixão proibida (Silk);
2007 - Desejo e reparação (Atonement);
2007 - Piratas do Caribe - No fim do mundo(Pirates of the Caribbean: At world's end);
2006 - Piratas do Caribe - O baú da morte (Pirates of the Caribbean: Dead man's chest);
2005 - Orgulho e preconceito (Pride and prejudice);
2005 - Domino - A caçadora de recompensas (Domino);
2005 - Camisa de força(The Jacket);
2004 - Rei Arthur (King Arthur);
2003 - Piratas do Caribe - A maldição do Pérola Negra (Pirates of the Caribbean: The curse of the Black Pearl);
2003 - Simplesmente amor (Love actually);
2002 - Pure;
2002 - Pum - Emissão impossível (Thunderpants);
2002 - Driblando o destino (Bend it like Beckham);
2001 - Deflation;
2001 - O buraco (The Hole);
2001 - Princess of thieves (TV);
1999 - Star Wars: Episódio 1 - A ameaça fantasma (Star Wars: Episode 1 - The phantom menace);
1998 - Coming home (TV);
1996 - Os caçadores de tesouros (Treasure seekers) (TV);
1995 - Mentiras inocentes (Innocent lies);
1994 - A village affair;
1993 - Royal celebration (TV).

Curiosidades:

  • A sua comida preferida é a italiana;
  • A sua primeira atuação no cinema foi aos nove anos em "A village affair", mas o seu primeiro filme de real destaque foi "Bend it like Beckham";
  • A sua primeira cena de nudez foi aos 15 anos no filme "The Hole", porém, o diretor teve que aguardar que Keira completasse 16 anos para poder lançar o filme nos cinemas;
  • Torce pelo time de futebol West Ham United;
  • Praticou ballet na infância;
  • Em 2004, foi eleita pela revista Tatler a mulher mais desejada do Reino Unido;
  • Abandonou os estudos aos 16 anos e se arrepende disso até hoje;
  • Em 2005, ficou em 18º lugar na lista das mulheres mais sexys da revista FHM;
  • Foi considerada pela revista Glamour, a atriz de cinema com mais glamour no mundo;
  • Devido à sua aparente magreza, considerada excessiva por muitas pessoas, vários rumores de que Keira Knightley teria anorexia já apareceram em jornais, revistas e sites. Porém, a própria Keira e seus familiares negam com veemência que ela tenha esse distúrbio alimentar;
  • Foi escolhida pela Chanel para ser a garota-propaganda do perfume Coco Mademoiselle;
  • Desde 2006, namora o ator inglês Rupert Friend.
Mais imagens de Keira Knightley (clique para ampliar):

Texto produzido com base em informações do site Wikipédia.

2 comentários:

Blogaritmox disse...

Assisti à trilogia dos Piratas do Caribe. Fora esses, não me lembro de nenhum filme que tenha visto com ela :p

Abração!

Britto disse...

Oi, Júnior!
Gostei muito do conteúdo do Anexo Secreto.

Já adicionei seu link aos meus dois blogs!

Abs!