quarta-feira, 6 de maio de 2009

Desenhos que causaram polêmica


Quem imagina que os desenhos animados de décadas passadas (especialmente de 1960 e 1970) nunca foram alvos de polêmicas está enganado. Muitos clássicos foram marcados por fatos inconcebíveis que acabaram por ser reprimidos pela censura e provocaram indignação de muitos pais nos países em que foram exibidos.

Uma produção de Walt Disney, chamada "Der Fuehrer's Face" pode ser considerada o exemplo mais claro disso. Na história de tal obra, o famoso Pato Donald é um soldado nazista fiel ao ditador alemão Hitler. Os demais personagens que compõem a animação são totalmente caricatos e satíricos, entre eles, um gordinho homossexual que no decorrer da animação tem um trombone enfiado acidentalmente no traseiro e um japonês pintado de amarelo.

Personagens como Superman, Popeye e Daffy Duck foram muitas vezes retratados em desenhos que possuíam como pano de fundo (ou até mesmo como tema central) a Segunda Guerra Mundial. Com isso os roteiristas e produtores, muitas vezes influenciados pelas autoridades do governo americano, pretendiam educar as crianças sobre os horrores do nazismo alemão. Nessas circunstâncias, é evidente que "Der Fuehrer's Face" foi bastante aclamado nos Estados Unidos e se tornou um item altamente desejado pelos colecionadores, ganhando ainda o Oscar de Melhor curta de animação no ano em que foi produzido.
Na década de 1960, os personagens do desenho Pernalonga foram envolvidos em várias situações racistas. Exemplo disso é o episódio "Bug Bunny Does Blackface" em que um coelho negro bastante esperto é perseguido por um "mestre" que tenta chicoteá-lo, apesar das súplicas do animal. Personalidades agressivas e estúpidas foram muitas vezes vinculadas aos japoneses, chineses e alemães, que eram ludibriados facilmente pelos "astutos e inteligentes" americanos.
Há algum tempo um comercial que circula pela Internet demonstra mais uma polêmica envolvendo desenhos animados. Dessa vez, trata-se de "Os Flinstones", animação bastante tradicional e antiga que fez parte da infância de muita gente. Tal comercial, produzido e exibido na década de 1960, mostra Fred, Barney, Wilma e Beth falando sobre o prazer de fumar um cigarro depois do trabalho e dos afazeres domésticos. Considerado chocante para os fãs do desenho, a campanha da marca de cigarros Winston foi retirada definitivamente da telinha em 1971, ano em que foi proibida qualquer referência a cigarros nas animações infantis.
Mas nós de tempos mais recentes, também "presenciamos" grandes polêmicas envolvendo desenhos animados. Lembram-se quando o anime Pokémon foi responsável por um surto de epilepsia no Japão? No episódio (que pode ser conferido em alguns sites de vídeos na rede) o pokémon Pikachu solta fortes descargas de raios elétricos, seu ataque mais poderoso. A intensidade das luzes foi tão grande que mais de 1500 japoneses tiveram que ser internados. A animação foi suspensa da televisão por um certo tempo, retornando algumas semanas depois com força total, graças a uma eficiente campanha de marketing que fez o anime conquistar diversos países, inclusive o Brasil.

Assista ao polêmico comercial da marca de cigarros Winston, com "Os Flinstones":


6 comentários:

Lucas Santana disse...

Parabéns pela postagem! Muito interessante. Você falando sobre os cigarros nos desenhos, me lembrou uma cena de Pinóquio onde está diversas crianças bebendo e fumando numa boa. Tomei um enorme susto quando vi pela primeira vez. Mais uma vez, Parabéns!

J. Júnior disse...

Obrigado pelos elogios Luck!
Realmente algumas coisas que aconteceram (e ainda acontecem) nos desenhos animados são bastante estranhas e até chocantes.
Obrigado por visitar o Anexo Secreto e se tornar um seguidor do blog! VALEU!

• blogaritmox • disse...

Parabéns pelo seu blog! É sempre bom achar os que escrevem e não copiam.
Eu conheço muitos dos chamados "banned cartoons", inclusive já utilizei alguns deles num trabalho para a faculdade: http://www.dailymotion.com/video/x22rnu_racismo_fun.
Todas as grandes produtoras de desenhos têm seu passado "negro" (com o perdão da palavra).

Não conhecia o comercial dos Flinstones, muito interessante!

* Seu link já está no Blogaritmox.

Lucas Santana disse...

Por nada! Já pus o Anexo Secreto como Blog Parceiro lá no Frango Com Tudo Dentro. Brigadão pela atenção. o/

Amaral disse...

Muito bom e interessante seu blog! É sempre bom ver que em meio a tantos blogs que não tem muito objetivo, lancem um como o seu! Suas postagens são realmente muito boas, parabéns e esteja convidado a visitar o portal mais vezes!

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e