Sinônimos de companheirismo e fidelidade, os cães sempre marcaram presença constante entre os personagens das mais variadas animações que são uma das maiores fontes de diversão e alegria na infância.
Confesso que até pensei em enumerar os cães seguindo a ordem dos mais divertidos e legais segundo minha opinião pessoal, mas preferi deixar isso a critério de vocês. Espero que gostem das escolhas, que aliás foram bem complicadas, pois o número de cães nos desenhos animados é bem maior do que eu imaginava.
SNOOPY

SCOOBY DOO

PLUTO

É claro que ele não poderia ficar de fora da nossa lista... Pra quem não sabe, o primeiro nome do Pluto foi Rover e ele era na verdade a mascote da Minnie, namorada do seu atual dono Mickey Mouse. Sua principal característica é que é muito atrapalhado (coloca atrapalhado nisso!), porém, é muito legal e apegado a seu dono.
PATETA

Muita gente não percebe, mas o Pateta é um cachorro. Porém, ele não é como a maioria dos cães aqui listados, pois não é uma mascote e sim um dos amigos mais próximos do Mickey Mouse. Todo mundo sabe o que o Pateta faz de melhor (ou de pior) : várias trapalhadas, é claro. Além disso, ele tem um jeito todo especial de falar e ainda tem uma identidade secreta, o Super Pateta.
ODIE
Uma das mascotes de John Arbuckle e "companheiro" do famoso gato Garfield, Odie é muito querido pelos amantes dos desenhos e HQs do personagem criado por Jim Davis. Adora lamber e babar a todos, principalmente seu dono John. Docilidade e inocência são suas características principais e também aparenta ser bastante maluquinho e até mesmo tonto, pois sempre é tratado como um verdadeiro "saco de pancadas" por Garfield e nem se importa com isso (na maioria das vezes, pelo menos).
MUTLEY
Presente tanto na Corrida Maluca como também em Máquinas Voadoras, Mutley é o companheiro de trapaças e embustes do conhecido vilão Dick Vigarista. Apesar de sempre fazer o que seu mestre ordena, nem sempre consegue ganhar sua "medalha, medalha, medalha". Não podemos deixar de falar também de sua célebre risada. Simplesmente inconfundível.
CORAGEM

Descrito como o cão covarde, Coragem sempre dá provas do contrário ao salvar seus donos, Muriel (sua preferida) e Eustácio Resmungão, de alienígenas, vigaristas, bandidos, monstros e outras ameaças. Morador de um local deserto e isolado, chamado "Lugar Nenhum", Coragem se assusta com tudo e vive amedrontado, porém tem um sexto sentido aguçado para identificar aqueles que podem trazer problemas.
DROOPY
Está enganado quem pensa que a vagareza e lentidão de Droopy são sinônimos de burrice ou idiotice. Bastante esperto, ele está sempre salvando a moça ruiva chamada Red das garras do McLobo, ou então está atrapalhando os planos de seu rival com a ajuda de seu inseparável filhote.







O fim do mundo anunciado por uma... galinha





























Mafalda: É a personagem central. Trata-se de uma menina de 6 anos de idade, que odeia sopa e adora os Beatles. Preocupada com a humanidade e a paz mundial, vive questionando o mundo à sua volta através de uma visão aguda e perspicaz da vida. 


Susanita: Uma garotinha fútil e fofoqueira que pretende unicamente casar-se com um homem rico e de boa aparência quando crescer e ter vários filhos. Destesta o senso crítico de Mafalda.
Miguelito: Amigo de Mafalda, mais novo que os demais. Filho único, é bastante egoísta, timído e convencido, mas possui um enorme coração.
Libertad: Uma pequena garotinha que sempre ouve comentários acerca de seu nome. É bem simples e seus pais são jovens cheios de ideais, sendo que a mãe trabalha como tradutora e o pai em "um empreguinho", o que os leva a morar em um minúsculo apartamento.
Curiosidades: 










