terça-feira, 7 de setembro de 2010

DVD Collection - "Titanic" (Edição de Colecionador com 4 discos)



E aqui estamos nós de novo! Dois meses depois da estreia da seção DVD Collection*, aberta oficialmente com uma resenha da edição Platinum da animação de Walt Disney, “101 Dálmatas”, mais uma publicação vem continuar a mostrar um pouco de minha modesta coleção particular. O item escolhido para esta segunda edição é um digipak** para colecionadores da segunda maior bilheteria da história do cinema mundial, “Titanic”, dirigida pelo gênio da arte cinematográfica James Cameron e produzido pela Twentieth Century Fox em parceria com a Paramount Pictures.
As chances de encontrar uma pessoa que nunca tenha escutado falar na história em torno do transatlântico Titanic devem ser de 1 em 10.000, mesmo assim não custa nada darmos uma breve olhada no roteiro baseado em acontecimentos reais – de autoria do próprio diretor James Cameron – retratado no longa estrelado por Kate Winslet e Leonardo Dicaprio:

“Nada na Terra pode se igualar ao espetáculo épico e a grandeza de Titanic. Vencedora de 11 Oscars®., incluindo o de Melhor Filme, esta cativante história de amor encantou os corações dos amantes do cinema em todo o mundo, e resultou em um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos. O astro internacional, Leonardo DiCaprio e a atriz indicada para o Oscar®, Kate Winslet brilham na tela nos papéis de Jack e Rose, dois jovens apaixonados separados por suas classes sociais, mas unidos pelo destino na viagem inaugural do “inafundável” R.M.S. Titanic. Mas quando o malfadado navio colide com um iceberg nas águas geladas do Atlântico Norte, seu apaixonante romance se transforma numa emocionante corrida pela sobrevivência! Do aclamado diretor e vencedor de vários Oscars®, James Cameron, a história de uma paixão proibida e da coragem frente ao desastre, que triunfa como verdadeira obra de arte cinematográfica".***

Antes de adquirir esta edição no ano de 2008, eu já possuía em minha prateleira uma VHS (que assim como a de “101 Dálmatas” também obtive através de uma locadora que estava substituindo todo o seu acervo por DVDs) e um DVD simples de “Titanic”. Pelo fato deste último não apresentar quaisquer extras e conter apenas um trailer de cinema sem legendas, minha vontade de comprar uma edição mais completa falou mais alto e lá fui eu juntar minhas parcas moedinhas para adquirir mais este item. Não me arrependo de ter passado alguns meses pagando por ele, pois trata-se de uma excepcional edição com 4 DVDs, repletos daqueles materiais especiais que fazem a alegria de qualquer cinéfilo colecionador.

(É aconselhável abrir a janela com fotos da edição - mais abaixo - para acompanhar melhor os detalhes descritos a seguir). Os quatro discos vem armazenados em suas respectivas abas de um estojo digipak, que totalmente aberto e exposto confere um visual muito bonito e que de certa forma valoriza muito qualquer coleção. O papel de invólucro é desempenhado por uma luva de material resistente na medida do possível, que protege o digipak em si. Alguns limitados detalhes das imagens presentes na luva – tanto na frente quanto no verso –apresentam efeitos brilhantes e metalizados em cor prata, especialmente nas partes textuais e na moldura da imagem principal composta pelos protagonistas da produção. Em nenhum outro aspecto dos demais componentes da edição essa característica é observada.
No digipak em si, os quatro discos ficam localizados nas abas decoradas com imagens do filme escolhidas a dedo e que representam um resumo da história retratada no longa, estendendo-se desde imagens referentes ao zarpar do navio até o trágico naufrágio na noite de 15 de abril de 1912, observando-se ainda algumas imagens de bastidores de gravações, notadas principalmente pela presença do diretor James Cameron. Aliás, este também está presente com sua potente câmera em uma belíssima montagem revelada quando se abre o estojo em questão: ao fundo, o casal apaixonado se beija e em primeiro plano o genial diretor, com um olhar compenetrado, segura um de seus equipamentos de trabalho cinematográfico. Do lado da imagem do casal são armazenados os dois discos que contém o filme e do lado do diretor Cameron, os dois discos com inúmeros extras. A maioria absoluta da extensão da embalagem apresenta cor azul, seja em tons mais claros ou escuros.
Esta edição de “Titanic” chegou a mim acompanhada com um daqueles habituais panfletos de demais lançamentos e produtos da Twentieth Century Fox e também dois papéis contendo as numerações das cenas existentes nos dois discos para eventual escolha e alguns atributos presentes na edição, com ênfase na nova remasterização do áudio 5.1 DD EX e nova transferência digital anamórfica 16X9.


Para conferir algumas fotos da Edição de Colecionador com 04 discos
de "Titanic", clique no gif acima ou aqui!****


Para conferir capturas de imagens dos menus dos DVDs, clique aqui!


Sobre os extras:

Quando se fala em materiais adicionais de DVDs, esta edição de colecionador de “Titanic” deve ser sempre lembrada e citada, observadas a enorme quantidade e qualidade de seus incríveis extras. Ela detém uma imensidão de material adicional tão grande que até hoje não conferi todos. O motivo é bem simples: há tantas informações e conteúdos sobre a produção do filme, que acabei ficando bastante saturado das minhas sessões de desfrute de extras e deixei-os de lado durante quase dois anos. Pretendo em breve concluir o usufruto do item.
Mas passando a comentar um pouco sobre os extras em si, é preciso reafirmar a desmedida preocupação da equipe que produziu a edição, em reunir o máximo possível de conteúdos acerca de todo o processo de desenvolvimento da 2ª maior bilheteria da história do cinema. Sinceramente, pode-se até dizer que eles exageraram um pouco na quantidade de extras, mas é claro que isso não é motivo para reclamações. Muito pelo contrário. É motivo para agradecimentos efusivos.
Pelo que lembro, demorei cerca de uma hora só para conferir a gigantesca galeria de fotos – falo sério. É claro que isso depende do ritmo de cada um, mas comigo, que procuro atentar para os detalhes com “calma”, isso realmente aconteceu. Para comprovar o citado “exagero” na lista de extras basta dizer que somente na galeria de fotos existem – pasmem – 1.415 imagens, além de 72 "páginas" de bibliografia consultada para a produção do filme e 482 "páginas" do roteiro escrito pelo genial James Cameron. Isso mesmo, bibliografia e roteiro! É claro que ambos na língua inglesa.
Os extras que destacarei nesta resenha são aqueles que considero os mais interessantes e distintos do que estou acostumado a encontrar em DVDs deste tipo. Primeiramente, não poderia deixar de citar os chamados “Pods”, que são uma espécie de making of diferente. Diferente porque cada pod, que contém os bastidores da produção, acompanha automaticamente determinada parcela de tempo da extensão do filme. Por exemplo: após o término daquela clássica cena em que o navio colide com o fatídico iceberg, automaticamente segue um “pod”, que anteriormente foi acionado através da opção “Ligado” em “Modo Bastidores”. É como uma explicação de como a cena foi produzida mostrada enquanto o filme é exibido. Além de muito práticos e pertinentes, os 61 “pods” – encontrados nos discos que contém o filme em si, ou seja, o 01 e o 02 – são verdadeiros achados para aqueles que apreciam ficar por dentro de como o filme foi feito.
Outro material adicional que é inescusável citar diz respeito à presença de paródias de “Titanic” feitas principalmente para a televisão. Além de hilárias, elas são ótimas opções de entretenimento e arrancam muitas risadas de quem assiste. Os esquetes do “Saturday Night Live”, da MTV e o pequenino vídeo “Titanic em 30 segundos”, protagonizado por coelhos humanizados da série “30 Second Bunnies”, são um capítulo à parte e com certeza merecem ser conferidos.
Além destes extras, a edição apresenta ainda as habituais cenas excluídas (29 no total), as já citadas galerias de fotos, trailers, spots de TV e ainda featurettes do kit de imprensa, cartazes conceituais e individuais e dois especiais veiculados na TV estadunidense (HBO First Look: O Coração do Oceano e Especial Fox: Explorando Território Novo).
Para concluir, “Titanic”, Edição de Colecionador com 04 discos, é um item indispensável para qualquer coleção, tanto pela qualidade impressionante do longa, quanto pela gigantesca quantidade de extras presentes nos DVDs.

Nem tudo é perfeito...

Após comentar sobre as qualidades e méritos, é necessário apresentar também os “poréns” desta edição de colecionador de “Titanic”. São dois os principais: uma determinada característica dos menus e a inexistência de legendas nos comentários da equipe de produção. O primeiro se refere ao fato dos menus principais não serem animados e apresentarem apenas imagens estáticas de cenas do filme. Não custava nada uma edição deste porte ter menus animados com imagens de cenas clássicas de “Titanic”. Até o meu modesto DVD simples do mesmo filme contém menus mais atrativos e bem produzidos, que contam com belas imagens em movimento durante boa parte de suas exibições.
O segundo “porém” é a inexistência de legendas para se acompanhar os comentários da equipe de produção. As informações super interessantes citadas por James Cameron, pelo elenco e profissionais da produção simplesmente não podem ser usufruídas por aqueles que não conseguem entender inglês sem as úteis legendas, como é o meu caso. Lembro que quando adquiri o digipak, estava bastante ansioso para acompanhar o filme com as curiosidades reveladas pelos diretores, produtores e elenco durante a sua exibição. Enorme foi a minha decepção ao constatar que não haviam legendas que traduzissem os comentários. Para falar a verdade, até hoje não me conformo com isso. Mas fazer o quê, não é?
Estes são as minhas únicas desaprovações desta edição. Torço para que nos futuros lançamentos de “Titanic” tais deficiências sejam sanadas, pois apesar de não serem totalmente intoleráveis, maculam bastante a edição.

Especificações técnicas do filme*****:

Idiomas: Inglês / Português / Espanhol;
Legendas: Inglês / Português / Espanhol (alguns conteúdos do DVD não são legendados);
Som: Inglês 5.1 Surround EX, Português 5.1 Surround EX e Espanhol 5.1 Surround EX.

Extras:
  • Comentários em Aúdio (de James Cameron, do Elenco e da Produção e Histórico);
  • 61 Extras de Bastidores com “Pods” de Acesso Direto;
  • Final Alternativo Inédito com 9 minutos de duração (Ainda bem que não optaram por este final! É péssimo!);
  • Clipe Musical com Celine Dion Interpretando “My Heart Will Go On”;
  • 29 Cenas Excluídas Inéditas com Comentário Opcional em Aúdio;
  • 3 Paródias de “Titanic” (Saturday Night Live, MTV e Titanic em 30 segundos);
  • 2 Especiais de TV: HBO First Look: O Coração do Oceano e Especial Fox: Explorando Território Novo;
  • 7 Featurettes de Produção
  • Trailers, Spots de TV, Cartazes Conceituais e Individuais;
  • Extras variados: Notícias de 1912, Lapso de Tempo de Construção, Apresentação do Mergulho, Equipe de Vídeo de Titanic, Visita ao Navio Titanic, Videomatics, Efeitos Visuais, Créditos do DVD.

Preço: Procurei incessantemente algum modo de lembrar o preço pelo qual adquiri esta Edição de Colecionador de “Titanic”, contudo, não tive sucesso. Nem nota fiscal, nem cadastro na loja online em que comprei e nem memória pessoal contribuíram para isso. Mas como o importante é saber o preço atual, a média de preço está em torno de R$ 45,00. É importantíssimo falar também que hoje em dia, a embalagem desta edição deixou de ser tão exemplar e bonita como mostrado no post. A Fox Brasil, não satisfeita com as demais intervenções absurdas em seus outros produtos, alterou também a embalagem de “Titanic” e agora fomos “brindados” com dois abomináveis estojos slim, no lugar do virtuoso digipack. Parafraseando o excelente Blog do Jotacê, “a Fox “conseguiu a façanha de afundar o Titanic pela segunda vez”. Confira maiores detalhes e fotos aqui.


*A periodicidade da seção “DVD Collection” a partir de hoje passará a ser trimestral;
**Tipo especial de estojo para DVDs e Blu-rays. É um tipo embalagem que quando aberta assemelha-se a um “folder”. Desdobradas as bandejas que compõem o estojo lembra uma espécie de tapete. É uma das embalagens preferidas dos colecionadores, devido ao valor que confere à coleção;
***O resumo do roteiro do filme foi retirado na íntegra da capa da edição simples de “Titanic”;
****Nesta edição de "DVD Collection" optei por colocar as fotos do item em uma página independente para agilizar e melhorar a visualização das imagens por parte dos leitores. Com todas as fotos já em tamanho grande torna-se desnecessário ampliar foto por foto para conferir melhor os detalhes;
*****Todas as especificações técnicas foram retiradas na íntegra da própria capa/luva da edição.

.: Uma dica de muita utilidade e importância:


Todos os direitos reservados a Twentieth Century Fox ®.

10 comentários:

Gabriel Leite disse...

Titanic...caramba meu pai me deu uma vez a vhs de presente, eu tinha 7 anos eu acho, nunca esqueci, vinham duas fitas e a caixa era enorme. Gostaria dessa edição especial até por que os extras devem estar mesmo uma maravilha.
E o DVD collection ja é sucesso :)

Tô Ligado disse...

Ow... mt boa essa edição. Aliás, minha coluna favorita. Gostei mt de Titanic até os minutos finais. Odeio filmes em que as pessoas lutam tanto p ficar juntas e depois morrem... rsrsrs

Teh

• blogaritmox • disse...

É normal os comentários não terem legendas, infelizmente. Olha, não vou muito com a cara de Titanic, mas sou apaixonado por História e me agradariam muito os extras desses DVDs.

Eu adorei a citação do blog do Jotacê! Perfeita! A Fox prestou um desserviço alterando as embalagens dos seus DVDs. Os Simpsons também foram vítimas disso!

aionr disse...

Simplesmente ótima esse lançamento. Titanic, é um dos filmes, que já lançado virou Clássico do cinema, e não teve pra ninguem aquele ano, Premiado, comentado, enfim é um dos melhores filmes já produzidos, e clássico dos clássicos, Titanic, enfim numa versão a sua altura.
Abraço!

jornaltv.blogspot.com
eantesqueeu.blogspot.com

Gustavo Fiorini disse...

Belíssima edição, Júnior! Lembro que votei em "Titanic" na enquete que o blog promoveu tempos atrás... Confesso que esse foi o filme que mais me fez chorar até hoje. Vi "Titanic" pela primeira vez na escola, em meados de 1999, e não consegui conter as lágrimas, hehehe... Depois disso, já o vi inúmeras outras vezes: Globo, Record e DVD.

Eu tinha uma cópia dele, mas não sei que fim a levou. Acho que me roubaram, hehehehe...

Parabéns pelas fotos da coleção. Muito boas!!!

Por fim, deixo aqui meu protesto contra o preconceito que muitas pessoas têm com esta grande obra de Cameron. Sinto que muitos dos meus amigos envergonham-se de admitir que "Titanic" é filme emocionante e inesquecível. Eu digo isso sem meias palavras.

Vida longa ao DVD Collection! Grande abraço!!!

Keli Wolinger disse...

Nossa!!

Eu chorei muito ao assistir esse filme..rsss estava super antenada e depois assisti intermináveis vezes ótima dica cinematográfica.

Abraços,

Keli

chuck large disse...

"Titanic" é mesmo inesquecível, não há uma pessoa que não tenha visto e apreciado. Com certeza, esta edição deve ser uma maravilha, afinal é recheado de extras, bota extras nisso!

Mais uma vez, fez uma ótima edição da coluna. Muito massa, esperando pela próxima...

Abs.

Gustavo Fiorini disse...

Deixei meu voto em "Os Outros" para a próxima edição. Abraço!

! Marcelo Cândido ! disse...

Ah...
É um clássico
!!!

Mariana Linhares disse...

Oi J. Júnior, tudo bem?! Muito bom o post sobre "Titanic". Sem dúvidas um filme magnífico e inesquecível. Não conheço quem não tenha visto o longa... Votei em "Os Outros". Até qualquer hora; beijos!!!