quarta-feira, 7 de abril de 2010

Palmas para a animação brasileira


Quatro produções nacionais foram selecionadas para
o Oscar da animação mundial!

Mais uma conquista para a animação brasileira foi alcançada recentemente e tem rendido muito orgulho e alegria para os que trabalham nessa área que infelizmente é tão pouco valorizada em nosso país. Nada mais nada menos que quatro animações nacionais foram selecionadas para o Festival de Animação de Annecy, na França, considerado o maior e mais importante evento do gênero no mundo.
Os pilotos “Historietas Assombradas - Para crianças malcriadas” (que conta com direção de Victor Hugo Borges) e “Miúda e o Guarda-Chuva” (dirigido por Amadeu Alban e Jorge Alencar), criados e produzidos através do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileiras – ANIMATV, foram os escolhidos para a mostra competitiva do consagrado festival. Já as produções “Contemporânimos” (projeto de graduação de Julio Carvalho da PUC - Rio) e “Switching” (comercial produzido nos Estados Unidos com direção do brasileiro Guilherme Marcondes) participarão da mostra não-competitiva do evento.
Até o momento, foram concluídas as seleções para 7 categorias competitivas. De um total de 2.942 filmes oriundos de 67 países, 213 foram selecionados e apenas os dois pilotos do ANIMATV foram produzidos inteiramente no Brasil. Atualmente, os organizadores do Festival estão concluindo a seleção na categoria de longas-metragens.
O Festival de Animação de Annecy acontece entre 7 a 12 de junho de 2010, na cidade francesa que dá nome ao evento internacional. Agora é torcer bastante para que as animações brasileiras se saiam bem no concorrido festival e tragam prêmios para nosso país. Seria uma prova mais que contundente de que o Brasil precisa incentivar ainda mais a animação aqui produzida. Com isso mais frutos poderão ser colhidos, além das indicações ao Festival de Animação de Annecy, que já são uma conquista fantástica. Todos os representantes brasileiros nesse super evento estão de parabéns.

Assista no player abaixo, o making-0f de "Historietas Assombradas" (piloto da série de TV):




4 comentários:

Britto disse...

Que bacana! Espero que as indicações sirvam de incentivo para um maior investimento nessa área, que infelizmente ainda é pouco explorada no país...

Blogaritmox disse...

Muito legal mesmo! Pena que o Brasil dá as costas pra esse tipo de criação. Poderíamos fazer muito mais, pois temos muita gente boa disponível.

Tô Ligado disse...

Que bacana! Espero que as indicações sirvam de incentivo para um maior investimento nessa área, que infelizmente ainda é pouco explorada no país... [2]

Bom fim de semana!!!!!

J. Júnior disse...

Concordo plenamente com vocês, Britto, Thicovski e Brunno. Tomara mesmo que essa conquista sirva de incentivo para maiores investimentos nessa área tão bacana.

Abraços a todos!