sexta-feira, 12 de março de 2010

Dica de filme – “Educação” (An Education)



E com a nova fase do blog “Anexo Secreto” a seção de dicas de produções da sétima arte também está de volta. É claro que ela não poderia ficar de fora, pois através da participação em forma de comentários e análise de estatísticas de visitas de páginas é bastante vísivel o interesse dos leitores deste espaço por assuntos relacionados a cinema e afins. Então vamos ao que realmente interessa: nossa dica de filme, que hoje destaca o longa lançado em 2009, “Educação” (An Education), indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Carey Mulligan) e Melhor Roteiro Adaptado.
A sinopse deste excelente drama do cinema inglês é basicamente a seguinte: Uma jovem estudante de escola conservadora, de 16 anos, chamada Jenny Carey (Carey Mulligan, de “Orgulho e Preconceito”) possui uma vida comum e semelhante à de qualquer pessoa residente do subúrbio londrino no ano de 1961.


O problema primordial para Jenny é exatamente essa normalidade e trivialidade exacerbadas em sua vida. Ela se sente presa a um mundo completamente tedioso e exageradamente habitual e aguarda ansiosa a chegada de sua vida adulta. Por outro lado, seus pais a incentivam de forma intensa a tentar ingressar na Universidade de Oxford, o que para Jenny não é mais atraente que um outro tipo de vida que ela deseja ostentar. Uma vida cheia de novos conhecimentos daquilo que ultrapassasse exatamente as fronteiras do subúrbio londrino onde morava. Assim sendo, ela sonha com Paris e aprende francês na tentativa de esquivar-se de sua realidade. Quando Jenny conhece David (Peter Sarsgaard, de “Plano de Vôo), um homem sedutor, misterioso e cosmopolita de trinta e poucos anos, ela vê um novo mundo abrir-se diante de seus olhos, pois o mesmo lhe apresenta os atrativos irresistíveis da vida adulta e burguesa, tais como concertos de música clássica, leilões de arte, noites inesquecíveis em bailes e festas, entre outros. Tudo isto a conduz à necessidade de enfrentar um dilema cuja decisão marcará de forma importante sua trajetória de vida pessoal: ela deve seguir os desígnios de seus pais e prosseguir com os intentos de educação universitária formal ou optar pela educação que lhe proporcionará os ensinamentos e lições acerca da própria vida?


Com direção impecável da dinamarquesa de 50 anos Lone Scherfig, roteiro do escritor Nick Hornby baseado nas memórias pessoais da jornalista inglesa Lynn Barber e perfeita direção de fotografia de John de Borman, “Educação” é uma produção imperdível que mistura emoção, humor, charme e profundidade temática e que conta no elenco com nomes bastante conhecidos do cinema inglês, como Alfred Molina e Emma Thompson. Destacaria de forma veemente a incrível trilha sonora, obra de Paul Englishby e a inigualável atuação da jovem atriz Carey Mulligan, que se revela como a grande estrela do longa e atrai todas as atenções possíveis graças à miscelânea de suavidade, facetas e determinação vertida em sua interpretação da personagem Jenny. Particularmente, eu já conhecia uma parcela do trabalho e talento dessa admirável atriz através do longa “Orgulho e Preconceito” (Pride and Prejudice, de 2005), um dos meus filmes favoritos e que já assisti incontáveis vezes. Apesar de sua personagem, Kitty, não ter muito destaque na trama baseada em obra da escritora inglesa Jane Austen, Carey já evidenciava uma capacidade de interpretação virtuosa e somava qualidade ao filme que já é excelente ao extremo. Enfim, “Educação” é delicioso, interessantíssimo, surpreendente e instigante no que se refere a pensamentos acerca dos fatos retratados na história central do mesmo. O primeiro trabalho da competente diretora Lone Scherfing fora do seu país de origem é uma verdadeira obra-prima merecedora de todo o reconhecimento e de todos os prêmios que vem recebendo desde o ano passado, sem dúvidas.

Elenco completo:

Carey Mulligan (Jenny Carey)
Peter Sarsgaard (David)
Alfred Molina (Jack)
Dominic Cooper (Danny)
Rosamund Pike (Helen)
Olivia Williams (Srta. Stubbs)
Cara Seymour (Majorie)
Matthew Beard (Graham)
Sally Hawkins (Sarah)
Amanda Fairbank-Hynes (Hattie)
Ellie Kendrick (Tina)
Emma Thompson

Assista ao trailer legendado de "Educação" no player abaixo:


Créditos da lista de elenco: Adoro Cinema

2 comentários:

Alan Raspante disse...

Cara eu estou doido pra esse ver esse filme, é claro que a históriaé clichê, mais eu peloe menos gosto ! hhehe
Espero que estreie logo aqui na minha cidade !

J. Júnior disse...

Alan,

"Educação" é um ótimo filme. Como você observou, é uma produção com vários clichês, mas mesmo assim é muito interessante e uma confiável opção de entretenimento!

Vale muito a pena assistir.

Abraço!