domingo, 23 de agosto de 2009

Por onde anda? - Haley Joel Osment



Lembram-se daquele garoto que ficou famoso pela célebre frase "Eu vejo gente morta" (I see dead people)? Pois é. Atualmente ele possui 21 anos de idade e anda bastante sumido das telas do cinema.
Haley Joel Osment nasceu em 10 de abril de 1988 em Los Angeles. Filho de uma professora chamada Theresa Seifert e do ator Eugene Osment, foi descoberto por um caça-talentos em uma loja de móveis, sendo que sua primeira aparição na TV aconteceu em um comercial de pizza.


Estreou em produções cinematográficas aos 6 anos de idade, no premiadíssimo filme "Forrest Gump - O contador de histórias" (Forrest Gump), no qual interpretou o filho do personagem de Tom Hanks. Posteriormente fez participações em variadas séries televisivas como "Allly Mc Beal" e "Texas Ranger".
No ano de 1999, Haley tornou-se mundialmente conhecido ao atuar ao lado de Bruce Willis no consagrado suspense "O Sexto Sentido" (The Sixth sense). Sua excelente atuação como o garoto Cole, lhe rendeu uma indicação ao Oscar a ao Globo de Ouro como melhor ator coadjuvante, tornando-se assim o 8º ator mais jovem a ser indicado ao maior e mais cobiçado prêmio do universo cinematográfico. Em 2000, interpretrou Trevor McGregor no drama "A Corrente do Bem" (que também contava no elenco com Kevin Spacey) e um ano mais tarde protagonizou "A.I. - Inteligência Artificial" (A.I. Artificial Inteligence), uma ficção de Steven Spielberg, onde deu vida ao menino-robô David. Esta megaprodução fez bastante sucesso aqui no Brasil, mas foi um verdadeiro fracasso de arrecadação no resto do mundo. Difícil de entender, pois o filme é de uma produção impecável e possui uma história muito interessante e diferenciada.
As obrigações escolares fizeram Haley se afastar um pouco das produções cinematográficas e ele passou a fazer trabalhos na área da dublagem e apenas alguns outros filmes. Ele deu voz a personagens de vários desenhos, entre eles, "O Corcunda de Notre Dame II" (The Huntchback of the Notre Dame II) e "Mogli, o menino lobo 2" (The Jungle book 2), além de alguns episódios da animação televisiva "Uma Família da Pesada" (Family Guy). Nesta época também estrelou os filmes "Os Anjos da Guerra" (Edges of the lord) e "Lições para toda a vida" (Secondhand lions).
Seus trabalhos posteriores não alcançaram sucesso e sua carreira foi ficando cada vez mais apagada. Assim como quase todos os atores que começam carreira bem cedo (o exemplo mais citado sempre é o de Macauly Culkin), Haley Joel Osment passou a se envolver em escândalos. Em 2006 (então com 18 anos) ele foi preso por dirigir alcoolizado e por porte de maconha no carro que dirigia. Ao perder o controle do carro, o veículo que dirigia saiu da estrada e virou após bater em uma calçada. Após o acidente, foi obrigado a fazer um tratamento de recuperação nos Alcoólicos Anônimos.
Sua irmã mais nova, Emily Osment, decidiu seguir a mesma carreira artística do irmão e atualmente atua na série "Hannah Montana", interpretando Lilly Truscott.
Nos últimos anos, Haley tem se dedicado a papéis mais maduros, sendo que seu último filme foi "Truth & Treason", baseado na história real de um jovem nazista que se revela contra o regime de Hitler.

4 comentários:

• blogaritmox • disse...

Pensei que esse carinha não fosse crescer nunca!

Continua com a cara esquisita...

E o que deve acontecer com essas crianças-prodígio que vira-e-mexe acabam se viciando em alguma coisa?

Britto disse...

O menino do olho junto... :P

Gostei de "A.I.", mas nunca vi sexto sentido!

Por que é que esse povo adora se meter em confusão?!

G I L B E R T O disse...

Jota

Além de macaulyn tem outro caso célebre de prodigio infantil que, ao crescer, desaparece das telas é SHIRLEY TEMPLE.

Esse guri realmente surgiu bastante promissor e, infelizmente, parece que essa gente não consegue administrar psicologicamente a grana e o sucesso, e isto tudo sobe às cabeças dos caras.

Quanto ao filme A.I. concordo contigo, é um filme maravilhoso e vai demorar algum tempo mas o mundo irá reconhecer a sua beleza. Sabai que ele é escrito por Kubrick?

Abraços!

Gilberto
nel mezzo del cammim

Paulo Montanaro disse...

E o mais engraçado é que me perguntei exatamente isso... por onde esse garoto andava... e aí descubro que ele é só 5 anos mais novo que eu... hehehehe

Tomara que, como Drew Barrimore, volte a fazer bons trabalhos depois de alguns desencontros...

Há braços
Paulo