terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dica de filme - Austrália



Há cerca de uma semana atrás, assisti a superprodução da 20th Century Fox, "Austrália". Já há bastante tempo estava com vontade de assisti-la, porém, sempre adiava por diferentes motivos. Confesso que tinha grandes expectativas para com esse filme e, felizmente, não me decepcionei.
Mas para falar a verdade, a história não foi bem assim (pelo menos no começo). Os primeiros quarenta minutos do filme são confusos e maçantes, pois os fatos se sucedem de forma muitas vezes abrupta e imediata, sem contar a existência de um humor que não agrada.
Esses primeiros quarenta minutos me fizeram achar que "Austrália" seria mais uma decepção para o meu histórico de cinéfilo. Porém, após esse início um tanto chato, o filme vai mostrando uma nova e envolvente faceta, que foi despertando um grande interesse em mim. O longa de 2 horas e 45 minutos passa a revelar assim, o seu verdadeiro objetivo, ao focar numa história emocionante e repleta de drama, romance, ação e aventura.


O enredo da superprodução se passa no início da Segunda Guerra Mundial. Sarah Ashley (Nicole Kidman) é uma orgulhosa aristocrata inglesa, casada com um milionário que possui uma fazenda de gado na Austrália. Ela viaja ao distante país para reencontrar o marido, porém, ao chegar desscobre que ele foi assassinado. Para não perder a propriedade para um ambicioso e perverso fazendeiro da região, ela une forças a um homem conhecido com Vaqueiro (Hugh Jackman), ao garoto aborígine Nullah (Brandon Walters) e a outros amigos que fizera na região. Juntos, eles passam a atravessar aquele território isolado e perigoso, com o objetivo de levar um rebanho de gado até Darwin, cidade que posteriormente seria violentamente bombardeada pelos japoneses no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Eu destacaria como pontos fortes do filme, as competentes atuações do elenco, a importância dada à dolorosa e dramática história dos aborígines e também a produção impecável ao retratar o conflito mais sangrento da história da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.
"Astrália" tem direção de Baz Luhrmann, que também assina o roteiro juntamente com Stuart Beattie, Ronald Harwood e Richard Flanagan.
Infelizmente, a superprodução que teve um orçamento de 120 milhões de dólares foi considerada um fracasso do cinema norte-americano, pois conseguiu arrecadar somente 40 milhões de dólares em seu país de origem.
Apesar disso, é um filme que com certeza vale a pena ser conferido, pois é um verdadeiro espetáculo cinematográfico.

Elenco completo:

Nicole Kidman (Sarah Ashley);
Hugh Jackman (Drover);
Ray Barrett (Bull);
Bryan Brown (Rei Carney);
Brandon Walters (Nullah);
Tony Barry (Sargento Callahan);
Essie Davis (Cath Carney);
Arthur Dignam (Padre Benedict);
Sandy Gore (Gloria Carney);
David Gulpilil (Rei George);
Jamie Gulpilil (Porter);
Jacek Koman (Ivan);
Ben Mendelsohn (Capitão Dutton);
David Ngoombujarra (Magarri);
Angus Pilakui (Goolaj);
Bruce Spence (Dr. Barker);
Kerry Walker (Myrtle Allsop);
David Wenham (Neil Fletcher).

Assista ao trailer de "Austrália" abaixo:

Créditos do elenco: Adoro Cinema

4 comentários:

Blogaritmox disse...

ahha, perto de 2:45h, 40 minutos ruins não chegam a ser tão maus!

nunca tinha ouvido falar desse filme (e olha que já fui de bater ponto no cinema toda semana... bons tempos)

mas entrou pra lista!

Cris França disse...

fiz um post sobre Australia, achei as fotografias belíssimas, o filme é muito bonito, é um romance épico, acho que vale a pena ser visto. boa dica ;)

altieres bruno machado junior disse...

Olá Júnior

Este para mim foi um dos melhores filmes que vi este ano. Fiquei com um pouco de receio de conferir, pois a crítica massacrou o longa e as bilheterias não foram as melhores. Porém me surpreendi muito. É bem do jeito que você falor, o filme tem romance. ação, comédia e drama - tudo junto. O filme é longo mesmo, porémm consegue emocionar do começo ao fim. RECOMENDO!

Abraços e até mais.

André San disse...

Eita, fiquei curioso. Quero ver esse filme! Abração!
André San, www.tele-visao.zip.net