domingo, 19 de julho de 2009

Era para ter graça?


Desde a infância, eu gostava bastante das aventuras e do ótimo humor do Renato Aragão, o Didi, e seus "inseparáveis" companheiros Dedé, Zacarias e Mussum, que juntos formavam a super divertida e conhecida trupe "Os Trapalhões".
A maioria das pessoas - sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos - gostavam bastante dos episódios cômicos e filmes sucessos de bilheteria, protagonizados pelos quatro amigos "patetas".
"Os Trapalhões e a Árvore da Juventude", "Os Trapalhões na Terra dos Monstros", "A filha dos Trapalhões", "A Princesa Xuxa e os Trapalhões", "Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva" e muitos outros, foram por um longo tempo presença garantida na Sessão da Tarde e sempre alcançavam índices de audiência satisfátórios para a Rede Globo, por sua qualidade humorística e histórias mais que agradáveis para a época.
Porém, de um tempo para cá, após as mortes de Mussum e Zacarias e o distanciamento entre Didi e Dedé (que recentemente voltaram a trabalhar juntos), os trabalhos encabeçados por aquele que sempre foi considerado o líder da turma, Didi, vem perdendo visivelmente a qualidade e a veia genuínamente humorística que sempre foi sua marca registrada.
Quem sou eu para criticar os trabalhos daquele que é apontado como um dos mestres do humor brasileiro? Realmente não sou ninguém... Mas quero somente expresssar minha opinião pessoal sobre o atual programa do eterno trapalhão: "A Turma do Didi".
Inicialmente, a proposta do programa era mostrar o dia-a-dia dos moradores de uma casa, com muito bom humor e diversão. Porém, não é bem isso que a gente vê quando assiste ao programa. A turma é formada por Marcelo Augusto, Jacaré, Dedé Santana, Daniel Del Sarto, Rodrigo Sant'anna e Tadeu Mello, que são as figuras de sketchs que não reservam ao telespectador qualquer graça ou sequer capacidade de provocar risadas em quem os assiste (muitas vezes as pessoas riem da falta de graça do programa).
São histórias muito infantis (se o programa for destinado ao público infantil, eles poderiam tornar isso mais claro), que causam até constrangimento pela total falta de graça e criatividade nas piadas. Às vezes, quando tudo está indo no caminho certo com algumas piadas bem divertidas vem o final completamente frustrante e decepcionante e estraga tudo! De vez em quando me pergunto como a Rede Globo, conhecida em todo o mundo pela sua qualidade de programação, conteúdo e produção, ainda exibe aquilo.
E olha que, se não me engano, existem 9 roteiristas para o programa, além do diretor Guto Franco... ("A Praça é Nossa" que é muito mais engraçada possui apenas 2). Se o texto tivesse tanta qualidade quanto os cenários, figurinos e abertura do programa, o resultado seria excelente, mas o texto é justamente o pior e mais desapontador...
Às vezes, até aquele quadro final, chamado "Armações e Mancadas" (que diga-se de passagem, também conta com muita coisa combinada entre os atores) é muito mais engraçado e divertido que os sketchs propriamente ditos.
Nesse ano de 2009, na tentativa de elevar o nível de qualidade de "A Turma do Didi" foram incluídas mais participações especiais de atores e atrizes da Rede Globo e de cantores num palco especial com presença de platéia... Sinceramente acho que não alterou praticamente nada, pois a falta do principal, o bom e genuíno humor, persiste a olhos vistos. Além disso, acho até que os atores, tanto convidados quanto fixos do programa, chegam a ficar constrangidos com o texto patético que lhes é repassado. Outro ponto importante e evidente é que o programa apenas mantém a liderança de audiência por que não há concorrência forte no horário.
Conclusão: É necessário mudar urgentemente! Afinal, seria ótimo ver o Didi novamente em ação da mesma forma engraçada e divertida dos bons tempos passados!


4 comentários:

Britto disse...

Agora você falou tudo!

Acho que a Globo ainda mantém Didi no ar pelo mesmo motivo de Xuxa - talvez por gratidão, pura consideração, ou só para não deixá-los livres para a concorrência...
Por outro lado, a equipe do programa também não se esforça para melhorar! Não sei se é preguiça, já que sabem que ele dificilmente sairá do ar...

E pensar que nomes como Chico Anysio estão na geladeira! ¬¬

• blogaritmox • disse...

Falou tudo o que tava engasgado, hein!

Isso do "Armações & Mancadas" ser mais engraçado que o programa em si, eu tb já reparei...

Mas cara, certa vez (esse ano mesmo) eu não resisti e dei MUITA RISADA numa esquete da Turma do Didi. Não pela história em si, mas é pq o Didi ficava repetindo "eu acredito em Deus e na ciência!", de um jeito muito engraçado... Até hoje dou risada quando lembro, hehe

Fora essa rara exceção, tudo o que você disse é verdade sim!

altieres bruno machado junior disse...

Olá Júnior

Também acho que o Didi não é mais o mesmo. Adorava os Trapalhões e os filmes que passavam nas férias, mas com o tempo e a morte de dois integrantes do grupo, Didi foi perdendo a graça. Hoje ele está muito infantilizado. A Globo só o mantém no ar por tudo que ele e os Trapalhões já fizeram pela emissora.

Abraços e até mais.

Tô Ligado disse...

Didi eh o Didi... O único....

Seu programa é ruim que dói, mas sinto graça só de olhar pra ele atuando. é o melhor vei.

Quando criança não perdia um Os Trapalhoes. Lembro que minha mae brigava comigo pq eu não ia à missa p ver o programa. Vi praticam,ente tds os filmes da decada de 90 no cinema.

Tempo bom aquele...