terça-feira, 16 de junho de 2009

Pra quem gosta de um bom livro...


Seguindo o meu gosto pessoal por diários reais de guerra, que inclusive influenciou na escolha do nome Anexo Secreto para o blog, decidi sugerir como dica de leitura o emocionante livro "O diário de Zlata - A vida de uma menina na guerra" que acompanha a mesma linha do célebre e mundialmente conhecido "O diário de Anne Frank".
Na realidade, eu pretendia dar esta dica de leitura já há bastante tempo, logo nas primeiras postagens do blog, porém isso poderia deixar o Anexo bem repetitivo, pois eu já havia abordado temas semelhantes anteriormente.
Mas, vamos ao conteúdo da obra...
Numa voz ao mesmo tempo inocente e sábia, Zlata Filipovic despertou a consciência do mundo. Em setembro de 1991, pouco antes de completar onze anos, ela começou a escrever um diário. A paz reinava em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, e sua vida era a de uma menina inteligente e despreocupada. Amigos, esquis novos, notas da escola, top models e a MTV são seus assuntos. Mas um dia ela vê na televisão as bombas caindo em Dubrovnik (cidade costeira da Croácia). Horrorizada, não acredita que o mesmo possa acontecer em Sarajevo. Quando acontece, o tom do diário muda por completo.
Ainda no início da guerra ela narra os acontecimentos do dia-a-dia a "Mimmy" (nome que ela deu a seu diário, em homenagem a um peixinho seu que morrera): "UMA CARNIFICINA! UM MASSACRE! UM HORROR! UMA ABOMINAÇÃO! SANGUE! GRITOS! CHORO! DESESPERO!". Assistimos ao mundo de uma criança sendo circunscrito cada vez mais pela violência externa. Zlata vê-se confinada em seu apartamento, e a família passa as noites no porão do vizinho, sob uma chuva de bombas.
A escola é fechada. Não há água, luz ou gás. Falta comida. Os lugares que ela ama vão sendo destruídos. Alguns de seus amigos são mortos, outros são feridos. "A guerra não tem nada de humano", ela escreve em uma de suas anotações. Com uma coragem imbatível, Zlata conserva o que pode de sua existência anterior, e continua a estudar piano, a procurar livros para ler, a festejar ocasiões especiais - registrando tudo nas páginas deste diário extraordinário.

Vale muito a pena pegar esse livro na biblioteca ou adquiri-lo, pois sua leitura é bastante envolvente e traz reflexões importantes sobre seu tema central que é inegavelmente bem triste e aflitivo. Afinal, como diz a própria Zlata Filipovic, a guerra é "uma catástrofe total"!

Zlata Filipovic atualmente.

Fonte: Orelha do livro "O diário de Zlata - A vida de uma menina na guerra", da editora Cia. das letras, 2007.

4 comentários:

Tô Ligado disse...

Opaaa

Seu link jah foi add

Espero q nossa parceria obtenha mt sucesso.

Abraços
Brunno

Jéfferson Balbino disse...

Olá!

Achei muito interessanteseu blog, gostei muito do jeito que vc escreve. Sucesso!

Jéfferson Balbino
www.nomundodosfamosos.zip.net

• blogaritmox • disse...

Ela hoje ta assim?
Parece que ainda tem 11 anos!

Interessante história, cara. Imagino como deve ser para uma garotinha ter a sua vida pacata desmoronando no meio de uma guerra.

E voce ta me saindo um leitor contumaz!

Abraço

J. Júnior disse...

Obrigado pelos comentários!

Também espero que nossa parceria seja bem produtiva Brunno. Estou torcendo por isso!

Obrigado pelos elogios e energias positivas Jéfferson Balbino. Volte sempre ao Anexo Secreto!

Blogaritmox, realmente parece que a Zlata ainda tem 11 anos. "O diário de Zlata" é um dos melhores e mais interessantes livros que já li na vida... Recomendo a todos.

Abraços!